Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cultura e cidadania

Sindicato e CineB Solar: desde 2007 democratizando o cinema em São Paulo

Imagem Destaque
Montagem composta de quatro fotos de exibições de edições do CineB Solar. Ao centro, o logo do projeto

Levar cultura e lazer à população por meio do cinema e ajudar a transformar a sociedade democratizando o acesso à produção audiovisual nacional. Esta é proposta do CineB Solar, projeto realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e produzido pela Brazucah Produções.

Desde 2007 o projeto atua em comunidades e instituições de ensino das periferias e com difícil acesso a equipamentos culturais – locais onde busca também integrar o trabalho social realizado pelo Sindicato.

“A maioria da população encontra salas de cinema apenas nos shoppings. Assim a pessoa gasta com ingresso do cinema, estacionamento, pipoca muito cara, o que dificulta muito o acesso aos filmes em exibição, a grande parte das pessoas. O CineB Solar veio pra mudar isto, incentivar as pessoas a assistir filmes brasileiros e a dar oportunidade de acesso à cultura indo ao cinema de forma gratuita”, destaca Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

“Nestes 17 anos de atuação, o projeto já atingiu um público de 90 mil espectadores em mais de 700 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades em cerca de 200 bairros da cidade de São Paulo e 23 outros municípios. Como um sindicato cidadão acreditamos que o trabalhador precisa estar integrado na sociedade com lazer, educação, emprego e saúde de qualidade”, afirma Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato.

Já foram exibidos na tela do CineB Solar 163 longas-metragens e 116 curtas-metragens; além da realização de pré-estreias exclusivas.

Para proporcionar uma experiência mais próxima possível de uma sala de cinema, o projeto CineB Solar conta com uma estrutura de exibição itinerante profissional e capaz de chegar a qualquer localidade. Ela é formada por telão, projetor, caixas de som, cadeiras com capas padronizadas com logo do projeto, um painel luminoso, cartazes de divulgação, convites e pesquisas de avaliação do projeto.

Também conta com um pipoqueiro exclusivo que serve pipoca gratuita em todas as sessões, com saquinhos padronizados, e ainda é realizado sorteio de brindes e camisetas do projeto ao final de cada filme.

O projeto conta com uma equipe especializada na realização das sessões do CineB Solar, formada por um coordenador, assistentes de produção, jornalista, técnicos de audiovisual e pipoqueiro. Além disso, é produzido todo o material de comunicação usado para divulgar as sessões como, cartaz, banner, convite, panfleto, faixa, vinheta e painel luminoso.

De CineB para CineB Solar

A partir de 2018 o CineB iniciou suas atividades com uma novidade: as sessões passaram a ser exibidas por meio de energia solar captada por meio de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor. Surgia assim o Cine B Solar.

CineB Solar nas universidades

Além das exibições comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas em faculdades e universidades parceiras do CineB. Nestas sessões são utilizadas as estruturas das instituições, como auditórios equipados com projetor digital e som. Já foram exibidos filmes em 38 universidades, com um público total de 10.640 expectadores entre alunos e professores.

Pré-estreias exclusivas

A programação do CineB Solar, além de apresentar filmes brasileiros recentes, conta ainda com pré-estreias exclusivas, com obras como O Rio do Desejo, Pureza, O Olho e a Faca; e sessões exclusivas de filmes como O Pai da Rita, Medida Provisória, Um Dia Qualquer e o Homem Cordial

Prêmio CineB Solar do cinema brasileiro

O Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro é um evento que, desde 2009, presta uma homenagem aos filmes que foram exibidos e também as comunidades que receberam e apoiaram o projeto. Diretores, atores, produtores e lideranças comunitárias participam de uma festa de premiação, em que todos recebem o troféu CINEB do Cinema Brasileiro e confraternizam.

A cerimônia de premiação é sempre conduzida por uma personalidade importante e com ligação ao audiovisual brasileiro e ao projeto. Já apresentaram a premiação Guta Stresser (2019), Ailton Graça (2016), Caio Blat (2015), Falcão (2014), Negra Li (2013), Lucélia Santos e Gorete Milagres (2012), Caco Ciocler (2011), e Thaíde (2010).

No Prêmio CineB Solar do Cinema Brasileiro foram premiadas 217 entidades e 156 diretores dos filmes exibidos.

Selo CineB do cinema brasileiro

Ao longo destes 17 anos foi criado o Selo CineB do cinema brasileiro, com 4 DVDs que contém os 18 curtas mais bem avaliados pelo projeto.

Novos formatos durante a pandemia

No ano de 2020, durante o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus, o CineB Solar se reinventou com a criação de três projetos:

  • CineB Solar Janela: os espectadores podiam assistir, das janelas de suas casas, as projeções;
  • CineB Autorama, modelo de exibição ao estilo dos drive-ins dos anos 50 e 60;
  • CineB Online, que consistia em lives com representantes do cinema brasileiro, ou exibições de filmes com discussão dos expectadores. A atividade foi gratuita e aberta para professores e alunos de universidades e de escolas públicas.

BikeCine e CineB Solar

No último dia 25 de abril, o BikeCine retornou a capital paulista, com cinema ao ar livre totalmente movido a bicicletas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando.

A sessão gratuita foi realizada na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo e foi promovida em parceria com o projeto CineB Solar, viabilizado pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo.

Os ingressos online são adquiridos por meio deste link.

Acompanhe o projeto CineB Solar por meio do seu blog, canal no YouTube e pelas redes sociais Instagram, TikTok e Facebook.

seja socio