Pular para o conteúdo principal

Contraf-CUT completa 6 anos

Linha fina
História repleta de conquistas para trabalhadores do ramo financeiro

Imagem Destaque

São Paulo - Se os bancos criam novos mecanismos de contratação em que muitos dos empregos são indiretos, a organização dos trabalhadores tem de contemplar essa gama variada de funções. Com essa preocupação que há seis anos, em 26 de janeiro de 2006, foi fundada numa assembleia, em Curitiba, a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a Contraf-CUT.

O primeiro presidente da entidade era também o presidente do Sindicato à época: Luiz Cláudio Marcolino, atualmente deputado estadual (PT). Pouco tempo depois, no 1º Congresso da Contraf-CUT, Vagner Freitas, hoje secretário de finanças da CUT, foi eleito presidente. Esteve à frente da entidade por três anos e, em 2009, passou o cargo a Carlos Cordeiro, atual presidente da entidade que representa mais de 90% dos bancários de todo Brasil.

A organização nacional dos bancários começou antes, primeiro com o Departamento Nacional dos Bancários, em 1985, depois com a Confederação Nacional dos Bancários, em 1992, que levaram à criação da Contraf-CUT.

Conquistas – Nesses seis anos, em que os trabalhadores decidiram reunir-se na luta em torno do ramo financeiro, muitas conquistas foram alcançadas, outras consolidadas. É o caso do aumento real nos salários, que chegou em 2011 ao oitavo ano consecutivo. Há ainda muitos desafios para os funcionários do setor bancário, mas a unidade nacional representou avanços e garantiu também a 13ª cesta-alimentação, valorização dos pisos e melhoria na participação dos lucros, além de importantes avanços sociais como o instrumento de combate ao assédio moral.


Redação - 24/1/2012

seja socio