Pular para o conteúdo principal

Bancos devem apresentar dados sobre realocação

Linha fina
Bancários cobraram mais informações das instituições financeiras em reunião do GT de Requalificação e Realocação Profissional, conquista da Campanha 2016 para evitar demissões
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
18/1/2017


São Paulo – Os bancos se comprometeram a enviar para os sindicatos dados sobre seus centros de realocação e requalificação. O compromisso foi assumido em reunião do Grupo de Trabalho de Requalificação e Realocação Profissional, realizada na quarta-feira 18.

De acordo com a federação dos bancos (Fenaban), todas as instituições têm esse tipo de mecanismo que deve servir para evitar demissões. Os dados devem ser encaminhados para os representantes dos bancários antes da próxima reunião do GT – agendada para 8 de fevereiro.

“Com essas informações em mãos, os sindicatos terão melhores condições de analisar o que os bancos afirmam estar fazendo e sugerir propostas que reduzam os cortes de trabalho no setor”, explica a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva.

Conquista – A defesa do emprego é uma reivindicação fundamental para os bancários. Na Campanha Nacional Unificada 2016, a categoria garantiu a instalação do Grupo de Trabalho Bipartite de Requalificação e Realocação Profissional.

Formado por representantes dos bancários e da federação dos bancos (Fenaban), o GT – previsto na cláusula 62 da Convenção Coletiva de Trabalho - CCT 2016/2018 – vai discutir critérios para a construção de centros de requalificação e realocação de empregados, com o objetivo de aprimoramento técnico.

Em novembro, dirigentes sindicais e Fenaban se reuniram para definir um calendário para esse GT: além do dia 8, estão previstas reuniões nos dias 15 de fevereiro, 9 e 15 de março.

“Os bancos ganham muito no Brasil e temos de encontrar formas para que mudanças, sejam elas tecnológicas ou organizativas, não resultem em desemprego para os bancários”, reforça Ivone.
seja socio