Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Funcef

Participantes aguardam divulgação do regulamento das eleições

Linha fina
Em maio, trabalhadores da Caixa devem ir às urnas para eleger a nova diretoria da fundação; documento deve ser levado para apreciação em reunião do conselho na sexta-feira 26
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

São Paulo - O voto é o momento ícone do exercício da democracia, mas é apenas a conclusão de um processo muito mais longo e complexo. Em maio, trabalhadores da Caixa devem ir às urnas eleger a nova diretoria da Funcef, mas as eleições começam muito antes disso. Por isso, participantes já aguardam, ansiosamente, a divulgação do edital e regulamento das eleições. Em reunião com a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, o presidente da Funcef, Carlos Antônio Vieira, informou que o documento só deve ser levado para apreciação na reunião do conselho, que ocorre na sexta-feira 26.

A divulgação do regulamento das eleições o quanto antes é importante para trazer legitimidade ao processo democrático e permitir a disputa nas urnas em condições de igualdade. No documento, é informado o número de membros da Comissão Eleitoral, os pré-requisitos necessários para a formação das chapas e o modo como funcionará a votação.

“Poder eleger os representantes dos participantes no corpo diretivo da Funcef foi uma conquista que demandou mais de 20 anos de luta. Precisamos dar muito valor a cada etapa do processo democrático e garantir que tudo se desenvolva da forma mais transparente, legítima e honesta possível. Para isso, o regulamento tem de ser divulgado no prazo correto”, ressalta a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Representatividade - Ter participação na gestão da Funcef e poder contribuir para a transparência na administração dos nossos recursos é um direito que os participantes nem sempre tiveram e que está em constante ameaça. Ainda paira na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 268, que tenta acabar com a representação dos trabalhadores nos fundos de pensão para atender o interesse das patrocinadoras. “Não podemos nos descuidar. Neste momento, mais do que nunca, é fundamental reforçar a necessidade do participante ter voz na Fundação”, alerta Fabiana.

seja socio