Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nova reunião

Sindicato cobra Caixa sobre problemas com ar-condicionado

Linha fina
Dirigentes discutiram com SR Santana e Gilog, na sexta-feira 18, situação de dezenas de agências sem sistema de climatização. Banco passou lista com a situação de cada uma
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

Em reunião, na sexta-feira 18, o Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Apcef/SP (Associação de Pessoal da Caixa) mais uma vez cobraram providências da Caixa em relação a agências que estão com sistema de ar-condicionado quebrado. Pelo banco, participaram a Gilog, área responsável pela infraestrutura, e a Superintendência Santana, responsável pelas agências da zona norte. A Caixa já havia sido cobrada em reunião no dia 14 de janeiro.

Os dirigentes apresentaram a demanda de problemas com o sistema de climatização de 13 unidades da zona norte. E reforçaram que a Caixa deve garantir aos empregados e clientes condições adequadas nas unidades, até que haja uma solução definitiva para os problemas. 

“A condição de trabalho dos empregados da Caixa, que permanecem o dia todo no local, fica muito comprometida. E a população, que usa dos serviços do banco, também é afetada”, lembrou o diretor da Apcef/SP Leonardo Quadros.

Ele destacou ainda que a Caixa deveria tratar o problema de forma ampla, exigindo das empresas contratadas a manutenção constante dos equipamentos e não apenas quando recebe as denúncias.

Por sua vez, a Gilog informou que há intenção de modernizar os equipamentos, fazer trocas de compressões, redimensionar os layouts das unidades com instalações de novas máquinas, de acordo com a necessidade de cada agência.

O banco também pontuou a situação de algumas unidades (veja lista abaixo). Segundo a Gilog, as intervenções passam pelo retrofit de equipamentos, troca de compressores, redimensionamento com instalação de novas máquinas, entre outros. Caso o informado não corresponda à realidade da agência, os bancários devem denunciar ao Sindicato.

Agência Parapuã: banco informa que a situação está resolvida.
Nossa Senhora do Ó: segundo a Caixa, foram instalados equipamentos de ar-condicionado portáteis e novos splits, como paliativo, até o término da intervenção no sistema ar condicionado. A reunião para o início das obras estava prevista para 21 de janeiro.
Pirituba: projeto para retrofit está em andamento, com previsão de conclusão até março.
Jardim Filhos da Terra: segundo a Gilog, o problema já foi resolvido.
Nova Arujá: problema elétrico; início da intervenção estava previsto para sexta-feira 18, e o término para até dia 24 de janeiro.
Macedo: banco informou que compressores devem chegar até o fim do mês, e devem ser instalados até o dia 24 de janeiro.
Tucuruvi: foram instalados novos splits.

Sindicato está de olho

“O Sindicato vai acompanhar cada caso, e cobrar caso não tenham sido tomadas as providências cabíveis. Os empregados devem nos ajudar a fazer isso, denunciando qualquer problema com o ar-condicionado de seu local de trabalho”, alerta a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Vivian Sá.

Denuncie

Todo verão o problema se repete: apesar dos lucros astronômicos dos bancos, a falta de manutenção nos equipamentos acaba deixando diversas agências sem ar-condicionado. Somente em 2018, o Sindicato recebeu 37 denúncias de agências e dois prédios administrativos com o sistema de climatização pifado. E este ano, as queixas continuam chegando. 

> Inferno nas agências: descaso dos bancos

O bancário deve ajudar o Sindicato a fiscalizar o problema, fazendo a denúncia: pode ser diretamente a um dirigente (veja telefones e endereços da sede e das regionais do Sindicato) ou pela Central de Atendimento Telefônico (3188-5200). O sigilo do denunciante é garantido.

 

seja socio