Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Call center

Sindicato cobra respostas para problemas no Vila Santander

Linha fina
Em reunião com representantes do banco, foram discutidas questões relacionadas à escala de trabalho no fim do ano e aos finais de semana; aderência e pausas; assédio moral, exposição de ranking; local de embarque e desembarque dos fretados; e mudança de local do Digital
Imagem Destaque
Foto: Nena Machado

Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região reuniram-se com representantes do Santander para cobrar respostas sobre uma série de problemas que afetam os bancários do Vila Santander.

 Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander
Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Na reunião realizada em 16 de janeiro, representantes dos bancários reportaram ao banco problemas relacionados à escala de trabalho nos dias 24 e 31 de dezembro no SAC 2° Nível; escala de final de semana e aderência no SAC 2° Nível; má postura de Supervisor (Gerente-Geral) e exposição de ranking no atendimento Digital; aderência no atendimento Select; questões relativas ao ônibus fretado e, por fim, mudança dos trabalhadores do atendimento Digital.

As resposta do banco vieram segunda-feira 28.

Escala de trabalho no SAC 2° Nível nos dias 24 e 31 de dezembro

O banco determinou que parte dos trabalhadores do SAC 2º Nível trabalhasse no dia 24 e outra parte no dia 31 de dezembro de 2018. E quem folgou terá de compensar 8 horas.

O movimento sindical cobrou do banco para que seguisse o que foi comunicado no e-mail institucional divulgado aos bancários no dia 19 de dezembro.

De acordo com o que havia sido informado, quem trabalhasse no dia 24, cumpriria jornada de quatro horas e abonaria as outras quatro horas. Quem folgasse no dia 31, abonaria quatro horas e teria direito a compensar as outras quatro em até em 6 meses.

"Os trabalhadores iriam perder 8 horas de folga, porque eles teriam de ter 4 horas abonadas no dia 24 e 4 no dia 31. Muitos bancários denunciaram ao Sindicato que o e-mail enviado pelo banco no dia 19 não estava sendo cumprido, e por isso os trabalhadores procuram seus representantes. E nós cobramos do banco o respeito àquilo tinha sido divulgado", explica o dirigente sindical e bancário do Santander André Bezerra. 

O banco entendeu a reivindicação dos trabalhadores e garantiu que todos os que trabalharam ou 24 ou 31 de dezembro terão oito horas de descanso em regime de folga.

Escala de final de semana e aderência para o SAC 2° Nível

O movimento sindical reivindicou resposta sobre o regime de escalas e aderência no SAC 2º Nível.

Os trabalhadores do SAC 2º Nível não trabalham por escala de final de semana e sim por hora extra, o que, na média, equivale a trabalhar um final de semana por mês. E esses trabalhadores não têm, até então, nenhum tipo de cobrança por aderência.

O banco informou que, por enquanto, não haverá escalas aos finais de semana, e a aderência será para adequar o tempo de trabalho e as saídas do posto de trabalho de cada funcionário.

Má postura de Supervisor (GG) no Atendimento Digital

O movimento sindical cobrou respostas da direção do banco para casos de assédio moral e má postura de um gerente-geral no atendimento Digital. 

Os representantes do banco responderam que os gestores serão reorientados a fim de evitar conflitos que possam afetar a saúde física e mental de suas equipes, cujos integrantes, não raramente, acabam adoecendo e se afastando devido a  pressão abusiva por metas no ambiente de trabalho.

Exposição de ranking no Atendimento Digital

A cláusula 39 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que trata sobre monitoramento de resultados, determina que os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados.

“Desrespeitando a CCT ratificada por todos os bancos, incluindo o Santander, foi constatada  a exposição de ranking no Atendimento Digital. Os bancários denunciaram e nós cobramos do banco o fim dessa prática que caracteriza assédio moral, seja por meio de lousas, quadros, flip chart ou e-mail”, relata o dirigente sindical e bancário do Santander Anderson Pirota, acrescentando que os bancários devem denunciar se persistir.  

O banco se comprometeu a coibi-la.

Aderência no Atendimento Select

O movimento Sindical recebeu denúncias de trabalhadores do Atendimento Select que estão deixando de cumprir por completo as pausas de 20 ou 10 minutos a que têm direito, pois o engessamento do horário de intervalo está impactando na aderência.

Os assistentes não têm o controle do tempo de atendimento com o cliente, mas precisam cumprir a pausa no horário determinado pelo banco. Por exemplo, o trabalhador precisa cumprir a pausa de 20 minutos das 9h às 9h20, mas caso o atendimento dure até as 9h05, o funcionário perderá 5 minutos da pausa, pois se retornar após as 9h20, sofrerá impacto na aderência.   

O banco constatou a falha nessa questão e informou que irá revê-la de modo que o trabalhador possa cumprir as pausas de 20 e 10 minutos por completo.

Fretado e mudança dos trabalhadores do Atendimento Digital

A fim de aumentar a segurança dos trabalhadores, o embarque e desembarque dos fretados voltará a ser feito em frente ao prédio do Vila Santander.

Os representantes do banco informaram ainda que a mudança do setor Digital será feita para um local próximo ao Metrô Barra Funda e que se não for próximo o fretado será mantido para os Gerentes do Digital , mas ainda não há local definido.

“Vamos acompanhar as áreas que relataram problemas e caso o banco não cumpra o negociado, faremos ações sindicais no Vila Santander. A negociação só existe de fato quando é cumprida pelas partes e os bancários devem continuar denunciando ao Sindicato”, orienta o dirigente sindical e bancário do Santander André Bezerra.

As denúncias podem ser feitas diretamente a um dirigente sindical, ou clicando aqui, pelo telefone (11) 3188-5200 ou ainda através do WhatsApp (11) 97593-7749. O sigilo do denunciante é garantido.

seja socio