Pular para o conteúdo principal

Metas do Itaú tiram descanso dos bancários

Linha fina
Funcionários em férias são orientados a ficar em stand-by caso precisem cobrir falta de colegas
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato cobrou e o Itaú estabeleceu que no período de férias as metas dos bancários serão reajustadas para que não sejam prejudicados.

Ainda assim, outros graves problemas persistem. “Os funcionários não podem nem pensar em férias”, conta Valeska Pincovai, diretora do Sindicato. “Quando conseguem marcar é só dez dias e têm de ficar de sobreaviso, pois, se algo acontecer na agência e faltar funcionário, o bancário deve voltar imediatamente, portanto, não pode marcar viagem. Isso é um absurdo!”, critica.

A orientação aos bancários é de que férias é um direito garantido por lei e, caso o trabalhador esteja sendo prejudicado nisso, deve entrar em contato com o Sindicato pelo 3188-5200 ou pelo site (clique aqui e escolha o setor “site”).

Mais problemas – Com metas cada vez mais abusivas os bancários do Itaú também não podem mais cuidar da saúde. Denúncias estão chegando ao Sindicato relatando que os gestores têm orientado os funcionários do banco a não irem ao médico em horário de expediente.

Outra grave situação: com a transferência dos clientes para agências digitais, os trabalhadores das agências de rua perdem suas carteiras, mas as metas não são readequadas.

“O Sindicato vem cobrando constantemente que essa realidade mude, pois não é justo o trabalhador trabalhar tanto e não ter direito a descanso ou cuidar da sua saúde. Vamos continuar pressionando o banco, exigindo respeito aos direitos da categoria”, reforça Valeska.


Luana Arrais – 17/2/2016
*Atualizada às 20h20
seja socio