Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Atenção!

Aposentados devem fazer comprovação de vida até dia 28

Linha fina
Mais de 4 milhões de aposentados correm o risco de ficar sem aposentadoria se não se apresentarem no banco em que recebem o benefício até o último dia deste mês
Imagem Destaque
Foto: Pillar Pedreira / Agência Senado

São Paulo – Os aposentados e as aposentadas têm até o dia 28 de fevereiro para fazer comprovação de vida, se não quiserem ter o pagamento do benefício interrompido pelo governo golpista de Michel Temer, destaca reportagem no site da CUT

Segundo a Secretaria de Previdência, do Ministério da Fazenda, dos mais de 34 milhões de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 4 milhões de pessoas ainda não realizaram a comprovação de vida, obrigatória para todos os trabalhadores que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

> Cresce em todo país adesão à greve do dia 19, contra a reforma da Previdência
A mentira do combate aos privilégios na reforma da Previdência

Só em São Paulo, mais de 1 milhão podem ficar sem o pagamento da aposentadoria, seguidos por Minas Gerais, com mais de 600 mil e Rio de Janeiro, com 468.740 pessoas que ainda não fizeram a comprovação de vida.

Como fazer – Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. A comprovação de vida é realizada diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros).

Os aposentados que não puderem ir até as agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os trabalhadores e trabalhadoras aposentadas que residem no exterior também podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

 

seja socio