Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Prazo Final

Segurados do INSS têm até quarta-feira para fazer comprovação de vida

Linha fina
Até o começo de fevereiro, segundo a Previdência, 3,2 milhões de pessoas no país não haviam realizado o procedimento; dessas, 750 mil estão no estado de São Paulo
Imagem Destaque
Foto: Pillar Pedreira / Agência Senado

São Paulo – Termina na quarta-feira 28 o prazo para aposentados e pensionistas do INSS que ainda não fizeram a comprovação de vida em 2017 realizarem o procedimento. Para isso, é necessário ir até a agência bancária onde o segurado recebe o benefício e levar um documento com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.). Quem não provar à Previdência Social que está vivo pode ter o pagamento suspenso.

Por descaso do governo, aposentados podem ficar sem benefícios

Segundo o último balanço do INSS, do começo de fevereiro, 3,2 milhões de pessoas em todo o país ainda não fizeram a prova de vida. Destas, 750 mil estão no estado de São Paulo.

A prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Em algumas agências bancárias, é possível utilizar sistemas de biometria nos terminais de autoatendimento para realizar a comprovação de vida.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem fazê-lo por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Os segurados que residem no exterior também podem realizar o mesmo procedimento, ou então por meio de documento de prova de vida emitido por consulado, bem como pelo Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, que está disponível no site da Repartição Consular Brasileira ou no site do INSS.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, consulte o site da Previdência ou ligue para o telefone 135. Nesse último, o atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

seja socio