Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Seja o Sindicato

Sindicatos e bancários: uma história de sucesso!

Linha fina
Relação democrática e transparente entre entidade representativa e trabalhadores garantiu à categoria muitas conquistas e um grande patrimônio voltado para a batalha diária por direitos. Participe da assembleia do dia 27 e contribua com essa luta
Imagem Destaque
Foto: Jailton Garcia

São Paulo – Os bancários decidem! Assim funciona o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Todas as medidas adotadas pela entidade – sejam em relação às campanhas nacionais da categoria, ou no que se refere ao financiamento de sua estrutura e da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores – são definidas em consultas, assembleias e amplamente comunicadas à categoria.

O Sindicato faz prestação de contas permanentemente de forma democrática e transparente. Todos os anos, balanço, orçamento, tudo é discutido em assembleia e amplamente divulgado pela Folha Bancária e pelo site do Sindicato. Tudo que é feito com o dinheiro das contribuições dos bancários, os trabalhadores sabem e têm total acesso. 

Estrutura de luta – A atuação do Sindicato chega a todas as regiões da cidade de São Paulo e de Osasco, por meio da sua sede e das sete regionais. Os dirigentes sindicais eleitos trabalham tanto percorrendo os cerca de 3 mil locais da base, como na sede e nas subsedes, para prestar atendimento jurídico, de saúde, esclarecimentos sobre direitos aos bancários, produzindo materiais informativos, organizando atividades de lazer e tudo mais que dá força à atuação junto aos bancos. Cartilhas, seminários, cursos com especialistas de várias áreas são promovidos para elucidar a categoria sobre os mais variados temas.

Com a Campanha Nacional Unificada 2018 se aproximando, será necessária a força de cada bancário para que o Sindicato possa garantir a organização e mobilização da categoria e conquistar o que é justo para os trabalhadores: aumento salarial, mais participação no gigantesco lucro dos bancos, manutenção e reajuste dos vales alimentação, refeição, dos auxílios e planos de saúde, melhores condições de trabalho.

Contribua por seus direitos – Como sempre preconizou, o Sindicato é contra qualquer imposto compulsório, determinado por lei. Por isso, até 2005 manteve liminar que proibia o desconto do imposto sindical e, quando ela foi derrubada pela Justiça, passou a devolver os valores recolhidos aos bancários com matrícula ativa na entidade.

Agora, na assembleia do dia 27 (a partir das 19h, na Quadra dos Bancários – Rua Tabatinguera, Sé), os trabalhadores definirão de forma democrática se autorizam a cobrança da contribuição de um dia de trabalho no ano, para que todos participem do financiamento da entidade e da luta que garante reajustes salariais e mais direitos. A assembleia foi convocada em edital na Folha Bancária 6.133 (veja aqui).

> Um Sindicato forte, que lute por seus direitos, precisa da sua contribuição

Com a contribuição cobrada de todos, o Sindicato teria recursos para manter toda estrutura de atendimento aos bancários e as campanhas seriam financiadas pela categoria em geral. É importante que todos contribuam para manter a entidade, já que todos se beneficiam das conquistas. Seja o Sindicato!

SINDICATO E BANCÁRIOS JUNTOS PODEM MAIS: FORTALEÇA A LUTA!

 

seja socio