Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Palestra no Sindicato

Contra a reforma da Previdência, informação

Linha fina
Delegados sindicais da Caixa e do BB participaram de palestra com o coordenador de Educação do Dieese, Fausto Augusto Júnior, após ato que levou milhares à Praça da Sé
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Após a assembleia que reuniu milhares de trabalhadores na Praça da Sé na manhã desta quarta-feira 20, houve palestra do coordenador de Educação do Dieese, Fausto Augusto Júnior, para os delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa no auditório azul do Sindicato, na Sede. Na oportunidade, os bancários puderam conhecer um pouco mais do projeto de reforma da Previdência encaminhado pelo governo Bolsonaro hoje ao Congresso, além de números sobre a reforma trabalhista de Temer e dos empresários repassados pelo professor.

Entenda a Previdência Social e veja o que está em risco

“É um momento triste, de perda de direitos e tentativa de privatização das aposentadorias, mas a palestra foi bem esclarecedora. A proposta do governo Bolsonaro ainda está um pouco confusa, ainda há muitas dúvidas sobre diversos pontos, mas os esclarecimentos prestados aos delegados sindicais hoje e o que foi proposto pelo palestrante nos dá argumentos para poder debater com os colegas nas unidades”, enfatiza a delegada sindical Ana Luiza, do BB.

Para a dirigente sindical e empregada da Caixa Tamara Siqueira, “a informação é muito importante para o diálogo com os colegas das unidades, que exigem que nós, delegados e dirigentes sindicais, saibamos nos comunicar e estejamos atualizados sobre vários pontos que atingem diretamente a categoria”. “A intenção do Sindicato é que os delegados e os demais militantes sejam multiplicadores, levando conhecimento sobre o que está sendo debatido no país”, acrescenta a dirigente.

O delegado sindical Flávio Bernardes lembra que os colegas da base “têm muito acesso à informação, e cabe aos delegados a repassarem de maneira correta e com credibilidade”. “Lembremos que Jair Bolsonaro foi eleito utilizando de uma estratégia de fake news em grupos de WhatsApp”, acrescenta.

A também delegada sindical Maria Cristina, funcionária do Banco do Brasil, acrescenta que “o acesso à informação que o Sindicato propiciou com a palestra melhora a capacidade de argumentação e diálogo com embasamento com a categoria”.

> Leia Folha Bancária 6.180, especial sobre a Previdência Social
> Leia Folha Bancária edição 6.179 especial sobre a Previdência Social 

O palestrante Fausto Augusto Júnior lembra que neste momento é interessante que o conjunto de trabalhadores esteja preparado e informado sobre o projeto que pretende privatizar as aposentadorias. “Os delegados e dirigentes sindicais devem passar para a seus colegas nas unidades o que está em jogo, e isso deve se estender além da categoria. Para enfrentar a bomba do governo contra os trabalhadores, é necessária união de todos. Somente assim para o Congresso bloquear uma proposta que afeta todo um conjunto de trabalhadores, da ativa e aposentados”, acrescenta Fausto, lembrando que “o corpo a corpo com trabalhadores e a população é a melhor maneira de enfrentar a publicidade oficial de que a reforma é benéfica para a população”.

Para a presidenta Ivone Silva, “é fundamental entendermos e nos aprofundarmos sobre as novas regras da Previdência que hoje foram enviadas ao Congresso”. “Tivemos a oportunidade de capacitarmos nossos delegados para que a categoria esteja bem informada e pronta para lutar por diretos ceifados pela proposta”, conclui Ivone.

> Ivone Silva entrevista especialista sobre previdência no Chile. Assista!
> Previdência: capitalização irá empobrecer população
O perverso sistema previdenciário do Chile
Previdência: Chile e Japão, caminho inverso do Brasil
Na reforma da Previdência, Brasil poderá optar entre Europa e Chile
Reforma da Previdência é boa para quem?

seja socio