Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Absurdo

Gestão Covas manda cortar ponto de servidores de São Paulo em greve

Linha fina
Email interno da prefeitura determina que dados dos grevistas sejam encaminhados até esta sexta-feira para que os salários sejam descontados
Imagem Destaque
Foto: Cadu Bazilevski/Sindsep

A gestão do prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), determinou o corte de ponto dos servidores municipais que estão em greve desde o dia 4 de fevereiro, reivindicando a revogação da Lei Municipal 17.020, que aumentou a contribuição previdenciária do funcionalismo de 11% para 14% e criou o Sampaprev, estabelecendo planos de previdência individuais por capitalização.

A reportagem é da Rede Brasil Atual, que recebeu uma cópia do e-mail interno da Secretaria de Gestão, pede que os dados dos servidores em greve sejam enviados à coordenadoria de gestão de pessoas até as 18h de sexta-feira 15.

“Estamos questionando a prefeitura sobre essa informação. Não temos confirmação nas Diretorias de Ensino e regionais. Parece uma tentativa de confundir e desmobilizar os trabalhadores. Mas se eles tomaram essa decisão sem sentar nenhuma vez para dialogar com os trabalhadores, é um desrespeito ao direito de greve. Nenhum prefeito nos últimos dez anos tomou uma medida semelhante a essa. É um abuso”, afirmou o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo (Sindsep), Sérgio Antiqueira.

O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, vereador Cláudio Fonseca (PPS), destacou que a greve dos servidores está assegurada não só pela Constituição Federal, mas também na Lei Municipal 14.660. “A nossa melhor resposta vai ser em frente à prefeitura, as 15h, com dezenas de milhares de servidores públicos, fazendo a defesa do funcionalismo e dos nossos direitos”, afirmou.

O prefeito tem se negado a dialogar com os servidores. Após dez dias de greve e três grandes manifestações em frente à sede da prefeitura, Covas não recebeu a comissão formada por dez sindicatos que representam as diferentes categorias de trabalhadores do funcionalismo. Hoje, os servidores vão realizar uma nova manifestação, a que Fonseca se referiu.

Os servidores também reivindicam o fim da política de aumento anual de 0,01% – em vigor desde 2004 –, reajuste geral de 10% nos salários e chamadas dos concursos. A capital paulista tem cerca de 100 mil servidores em saúde, educação, cultura, esportes, serviços, entre outros setores. Como alternativa ao desconto de 14%, os servidores defendem a convocação de concursados que aguardam chamada e o fim das contratações de Organizações Sociais de Saúde.

A Lei 17.020 foi sancionada em 27 de dezembro, após aprovação na Câmara, no meio do período de Natal. Os servidores protestaram contra a medida, que aumenta a contribuição previdenciária de 11% para 14%. E passa a valer o mesmo teto do Regime Geral de Previdência Social (R$ 5.839,45). A lei possibilita que a prefeitura crie um novo sistema previdenciário por capitalização para os servidores que ingressarem no funcionalismo – o Sampaprev. Para revogar a lei, é preciso que o prefeito encaminhe um novo projeto ao Legislativo.

Para os trabalhadores, trata-se de confisco, já que desde 2004 os salários são reajustados apenas em 0,01% ao ano, apesar de o gasto com servidores na capital paulista nunca ter chegado perto dos 54% da receita de impostos, como preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2017, o gasto com servidores representou 38% da receita. Já a inflação acumulada nos cinco últimos anos, de janeiro de 2004 a dezembro de 2018, é de 128,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE.

seja socio