Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Selic

Na primeira reunião do ano, Copom mantém taxa de juros

Linha fina
Decisão, unânime, já era esperada. Mas crescem apostas de alta até o final de 2019
Imagem Destaque
Foto: Agência Senado

Na primeira reunião sob novo governo, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) também não surpreendeu e manteve a taxa básica de juros em 6,50% ao ano. A decisão, unânime, foi anunciada no início da noite de quarta-feira 6, ao final de dois dias de encontro. A reportagem é da RBA.

Entre observadores, a aposta na manutenção da Selic era unânime. Mas muitos acreditam em elevação até o final deste ano. A taxa está em 6,50% desde março de 2018.

De acordo com o Copom, indicadores recentes "continuam evidenciando recuperação gradual da economia brasileira". A autoridade monetária considera que o cenário externo segue "desafiador, mas com alguma redução e alteração do perfil de riscos". 

A próxima reunião será realizada em 19 e 20 de março.

Novo presidente

O Senado recebeu hoje mensagem de Jair Bolsonaro indicando o economista Roberto Campos Neto para a presidência do BC, no lugar de Ilan Goldfajn. Depois de lida em plenário, a mensagem seguirá para análise na Comissão de Assuntos Econômicos, que vai sabatinar o candidato. Atual assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, o provável futuro presidente é neto do economista liberal, diplomata e escritor Roberto Campos, que foi ministro do governo Castello Branco.

seja socio