Pular para o conteúdo principal

Campanha PLR sem IR em Brasília

Linha fina
Faixas e panfletagem levaram à capital federal reivindicação dos trabalhadores por justiça tributária
Imagem Destaque

São Paulo - Dia de manifestação dos trabalhadores em Brasília. Logo pela manhã da terça-feira 27, faixas com a mensagem: Reforma tributária com justiça social começa com PLR sem imposto apareciam estendidas pelas principais vias da capital federal. É a campanha que cobra dos parlamentares e do governo federal a isenção de imposto de renda na Participação nos Lucros e Resultados recebida pelos trabalhadores.

Parlamentares também receberam dos representantes de bancários, metalúrgicos, petroleiros, químicos e urbanitários material explicativo sobre o tema, cobrando a votação das emendas à Medida Provisória 556, que tratam da isenção – o que deve acontecer até o início do mês de abril.

> Vídeo: PLR sem IR e reforma tributária em debate

“Ou seja, os próximos dias serão decisivos”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Após muitos meses de luta, esperamos ter também, até o final da semana que vem, resposta concreta do governo em relação à isenção do IR na PLR.” A presidenta refere-se à reunião realizada em 21 de março, quando dirigentes sindicais ouviram esse compromisso dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

A mobilização desta semana coroa uma luta que vem desde o ano passado. Em dezembro, o governo recebeu um estudo sobre o impacto dessa isenção, com a assinatura de 220 mil trabalhadores.

“Se a PLR ficar isenta do IR, o governo deixa de arrecadar R$ 5 bilhões. Atualmente, os acionistas quando recebem dividendos ficam isentos de imposto, o que significa renúncia de R$ 16 bilhões para o governo. Queremos justiça tributária: quem ganha mais tem de pagar mais, e não menos, como está acontecendo. E no caso dos trabalhadores, o que vem para o bolso volta em forma de consumo de bens e serviços, mantendo o crescimento e consequentemente a arrecadação”, completa a dirigente.

Pressione – Para pressionar os parlamentares, bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e urbanitários devem enviar mensagens aos congressistas cobrando a aprovação. Para enviar uma mensagem a cada um dos parlamentares basta clicar aqui.

O recado que o Sindicato sugere é: “Parlamentar, aprovar emendas à MP 556 que isentam de imposto de renda a PLR dos trabalhadores é promover justiça social e tributária”.

Leia mais
> CUT cobra de Mantega e Carvalho PLR sem IR
> Trabalhadores param Anchieta e protestam na Paulista pela PLR sem IR


Redação - 27/3/2012

seja socio