Pular para o conteúdo principal

Debate sobre relações compartilhadas no Santander

Linha fina
Sindicato distribuiu cartilhas e brinde no SP1, SP2 e Casa 3 para bancárias por conta do mês das mulheres
Imagem Destaque

São Paulo – Os funcionários do SP1, SP2 e Casa 3 receberam informações sobre a importância das relações compartilhadas. Durante visita às concentrações, nesta terça-feira 27, o Sindicato, em comemoração ao mês da mulher, distribuiu a cartilha Para um mundo melhor, relações compartilhadas para promover o debate entre bancários e bancárias sobre a responsabilidade da partilha das tarefas domésticas e educação dos filhos. As bancárias receberam um nécessaire de presente.

> Fotos: veja como foi a distribuição da cartilha

No Casa 3, a distribuição foi no início da manhã. Já no SP1 e SP2, o horário escolhido foi o do almoço.

Ao abrir a cartilha, os trabalhadores se depararam com perguntas sobre sua rotina, como quem retira os pratos da mesa após as refeições e quem vai à reunião da escola dos filhos. “O objetivo é estimular o debate sobre o assunto e ressaltar que todas essas tarefas devem ser feitas pelos dois, são práticas que colaboram com a construção de um novo modelo de comportamento social”, ressaltou a diretora do Sindicato Maria Carmen Meireles.

> Leia a íntegra da cartilha

Igualdade – Mesmo com nível melhor de escolaridade, as mulheres bancárias ganham em média 24,1% menos do que os homens, segundo levantamento feito com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. A disparidade é maior nos bancos privados, nos quais a remuneração das mulheres é 29,92% inferior à dos homens, frente a uma diferença salarial de 15,25% na média das instituições públicas.

“Em todo o Brasil, as bancárias são maioria. Elas representam 53,05% da categoria nas entidades privadas, não há distinção na hora dos bancos cobrarem metas das trabalhadoras e elas ainda recebem menos”, informa a dirigente. “Nossa luta é por igualdade.”


Gisele Coutinho – 27/3/2012
 

seja socio