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Itaú lidera reclamações no Banco Central

Linha fina
Oferta de serviços financeiros e cobranças indevidas são as maiores queixas dos correntistas; Sindicato e Idec lutam por venda responsável de produtos
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São Paulo – Entre as reclamações de clientes, o Itaú está no topo da lista de queixas. Em fevereiro, 186 reclamações apresentadas contra o banco foram consideradas procedentes. O segundo lugar ficou com o Banco do Brasil, seguido pelo Santander, HSBC e Banrisul. O ranking foi divulgado pelo Banco Central na segunda-feira 19.

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Segundo o Banco Central, cobranças indevidas de contas lideram os motivos das queixas.  Em fevereiro, a cobrança não autorizada de serviços financeiros e fora das regras contratuais em conta corrente ou a cobrança de tarifas em conta ou no cartão de crédito somaram 45% de das reclamações procedentes apresentadas ao serviço de atendimento ao público do BC.

Para o chefe do departamento de prevenção a ilícitos financeiros e de atendimento de demandas de informações do sistema financeiro do BC, Carlos Eduardo Rodrigues Gomes, se há um débito não reconhecido, o cliente tem motivação maior para reclamar.

Segundo o Banco Central, o processo de fusão e aquisição de instituições financeiras também é considerado fator de problemas. Outro motivo está relacionado à dinâmica de oferta de serviços financeiros e o estabelecimento de metas.

Venda responsável – Diante da pressão dos bancos pela venda de produtos e serviços que muitas vezes os clientes não têm interesse nem perfil para utilizar, Sindicato e Idec se uniram em campanha lançada no dia 15 de março, Dia Mundial do Consumidor.

O assunto foi tema do seminário Direitos dos Consumidores e dos Trabalhadores Bancários pela Venda Responsável de Produtos e Serviços Financeiros. O encontro cobrou dos bancos a assinatura de uma carta com princípios de responsabilidade na venda de produtos financeiros e promoção de assessoramento justo e transparente aos consumidores, além de promover ambiente de trabalho saudável aos seus funcionários.

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As instituições também lançaram uma cartilha que orienta os consumidores sobre os prós e contras dos principais produtos oferecidos pelas instituições financeiras – “as vedetes das metas”.


Redação com informações do DCI – 20/3/2012
 

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