Pular para o conteúdo principal

Sindicato amplia CCV com Itaú Unibanco

Linha fina
Renovação do acordo para instalação de Comissão de Conciliação Voluntária será deliberada em assembleia
Imagem Destaque

São Paulo – Superar pendências trabalhistas sem a necessidade de ingressar com processos na Justiça. Esse é o objetivo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) que reúne na mesma mesa bancário, Sindicato e instituição financeira para discutir pendências e chegar a soluções que favoreçam o trabalhador.

Criada em 2002, a renovação do acordo para a manutenção da CCV no Itaú Unibanco está na pauta da assembleia que será realizada no dia 8, às 19h, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Martinelli).

Segundo o secretário para Assuntos Jurídicos do Sindicato, Carlos Damarindo, se aprovado, esse será o primeiro acordo de CCV após a fusão entre o Itaú e o Unibanco. “Conseguimos ampliar o número de empresas do conglomerado. O único que está de fora é o BBA que, inexplicavelmente, não mostrou interesse em dialogar com os trabalhadores para superar os impasses”, diz.

O dirigente afirma ainda que, além de buscar soluções como a falta de pagamento de horas extras, diferenças de caixas entre outras reclamações, a CCV pode dar uma panorâmica dos locais de trabalho. “Se um determinado setor apresenta sempre o mesmo tipo de reclamação dos funcionários, podemos reivindicar que a empresa resolva o problema na raiz, evitando dor de cabeça para os trabalhadores”, afirma Damarindo.

O diretor do Sindicato esclarece ainda que o bancário não é obrigado a aceitar as propostas da CCV e, mesmo que aceite, ainda poderá posteriormente recorrer à Justiça para pleitear reparações de verbas que não foram acordadas.

Como funciona – Podem acionar a CCV todos os bancários demitidos sem justa causa, que pediram demissão ou se aposentaram e que não tenham entrado com ações trabalhistas contra o banco. A comissão pode resolver problemas no período de até dois anos após o desligamento da instituição financeira.

O acordo da CCV abrange os trabalhadores das empresas: Itaú Unibanco S/A e Holding, Itaucred, Itaucard, Itaú Leasing e Unibanco.

Após a assinatura do acordo de renovação, o Sindicato e o Itaú Unibanco agendarão as reuniões.


Redação - 6/3/2012

seja socio