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Sindicato protesta contra assédio moral no Itaú

Linha fina
Manifestação denunciou prática de gerente e assistente em agência do Tatuapé, na zona leste da capital
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São Paulo – Funcionários de uma agência do Itaú Unibanco na Rua Antonio de Barros, Tatuapé, zona leste da cidade, têm sofrido com práticas assediadoras de um gerente e sua assistente. Dirigentes sindicais protestaram em frente à unidade na manhã desta terça-feira 20.

Segundo relatos, o gerente e a funcionária que o assessora ameaçam constantemente os bancários com transferências, caso eles não alcancem as metas estipuladas. Uma empregada da agência chegou a ser transferida e, algumas semanas depois, foi desligada do banco.

“Durante o protesto, o assédio moral foi confirmado por alguns bancários que disseram ter medo de denunciar porque podiam sofrer represálias. Não podemos admitir um ambiente de trabalho assim, com funcionários sendo tratados dessa forma”, afirmou o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú Sérgio Lopes, o Serginho (foto abaixo, o primeiro da direita para esquerda).

Os dirigentes conversaram com os bancários sobre a importância de denunciar o problema e falaram sobre o Programa de Combate ao Assédio Moral, conquista da campanha nacional da categoria, em 2010. O Itaú e cinco dos maiores bancos – Bradesco, HSBC, Santander, Caixa Econômica e Safra – aderiram ao programa, por meio do qual o funcionário pode denunciar o assédio, com prazo para apuração e resposta do banco. Diversos outros bancos de menor porte, além das financeiras, também fazem parte.

> Confira aqui o Programa de Combate ao Assédio Moral

Os sindicalistas entregaram a funcionários e clientes a cartilha da campanha pela Venda Responsável de Produtos Financeiros, parceria entre o Sindicato e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). “A pressão que os bancários sofrem para vender cada vez mais produtos aos clientes está relacionada ao assédio moral e ao adoecimento da categoria”, explicou Serginho. Além disso, acrescentou, essa prática prejudica os consumidores, que muitas vezes adquirem produtos desnecessários.

> Veja a cartilha sobre Venda Responsável de Produtos Financeiros
> Ganância dos bancos prejudica cliente e trabalhador

O Sindicato já enviou comunicado ao setor de relações sindicais do Itaú, relatando o assédio moral na unidade. “Cobramos providências do banco na segunda-feira 19 e esperamos uma resposta”, anunciou o dirigente.


Andréa Ponte Souza - 20/3/2012

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