Pular para o conteúdo principal

Violência às vésperas do dia de luta por segurança

Linha fina
Explosões em agências e cliente baleado em onda de assaltos a bancos mostra que reivindicação da categoria é urgente
Imagem Destaque

São Paulo – Uma nova de onda de assalto a bancos e explosões a agências, nas vésperas do Dia Nacional de Luta por mais Segurança nos Bancos, que acontece na quarta-feira 21, reforça a urgência de mais investimento em segurança por parte das instituições financeiras. Sindicatos de todo o país realizarão protestos. Em São Paulo, a manifestação se concentrará nas agências do centro.

> Fotos: galeria com imagens do dia de violência
> Bancários vão às ruas cobrar proteção à vida

Na madrugada da terça-feira 20, dois casos chamaram a atenção pela ousadia dos bandidos. No município de Santana do Paranaíba ladrões explodiram a agência do Bradesco para roubar os equipamentos do autoatendimento. Representantes dos trabalhadores foram até local e foram informados de que a previsão para reabertura da unidade é de 10 dias.

Outro caso aconteceu na região oeste e o alvo foi o Banco do Brasil (foto à direita). Bandidos também usaram explosivo e destruíram a agência Comendador Bonfiglioli, durante a madrugada. Representantes do Sindicato foram ao local e obtiveram a informação que não há prazo para reabertura.

O mais grave aconteceu na zona leste. Uma cliente foi baleada na agência do Bradesco (foto à esquerda) localizada na Avenida Ragueb Chofhi, no Jardim Iguatemi, depois de feita refém numa tentativa de roubo. Segundo informações da Polícia Militar, ladrões invadiram a agência armados e o vigilante reagiu. Houve intensa troca de tiro e a cliente, que não foi identificada, teve o braço atingido por uma bala. Ela foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morrer.

Representantes dos trabalhadores foram até o local. Os funcionários estavam abalados e foram dispensados. O caso já está sendo investigado pelo Delegacia de Roubo a Banco.

O diretor do Sindicato, integrante da Comissão Consultiva de Assuntos de Segurança Privada (Ccasp), Daniel Reis, alerta que a onda de assaltos está assustando a todos e analisa a situação como reflexo da falta de investimento dos bancos em segurança. “Por isso estamos intensificando a reivindicação por mais investimento em segurança e promovendo um Dia Nacional de Luta para sensibilizar a sociedade sobre esse grave problema”, ressalta o dirigente.


Carlos Fernandes - 20/3/2012

seja socio