Pular para o conteúdo principal

Bancários denunciam ranking no SAC do BB

Linha fina
Game dá ‘prêmios’ para trabalhadores que alcancem objetivos e liderem as metas estabelecidas pelo banco
Imagem Destaque
São Paulo – Bancários do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Banco do Brasil denunciaram ao Sindicato que a gerência do setor estaria criando um ranking de desempenho dos trabalhadores, o que é proibido pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria.

Os funcionários relataram que o sistema pede para que o bancário crie um ‘avatar’, e que conforme ele cumpre as metas estabelecidas, pode comprar melhorarias para o mesmo, em uma tendência de marketing que é conhecida como gameficação.

Os funcionários também ‘passam de nível’ e recebem troféus, dentro do sistema, quando são os mais bem pontuados. Todos ganham  pontos, os que produzem mais ganham mais pontos para usar na caracterização de seu avatar.

Em reunião com os gerentes do setor na terça-feira 8, dirigentes do Sindicato cobraram que a prática fosse interrompida. Os representantes do BB garantiram que o ‘ranqueamento’ seria abandonado, incluindo o ‘troféu virtual’ que os bancários que mais produzem recebem no sistema.

“É uma exposição muito grande para o funcionário. Aqueles que estão passando por dificuldades para alcançar metas acabam sendo cobrados publicamente pelos gerentes e pelos colegas, podendo levar ao adoecimento”, explica a dirigente sindical e bancária do BB, Fernanda Lopes.

“O BB apresenta a ferramenta como inovação a ser utilizada para melhorar o ambiente de trabalho, mas na realidade incentiva a competição entre colegas com o único objetivo de aumentar o lucro do banco”, completa o dirigente sindical Antônio Netto.

Os dirigentes orientam trabalhadores a denunciarem caso estejam sendo expostos à prática em outros setores do banco.


William De Lucca – 11/3/2016
seja socio