Pular para o conteúdo principal

Aposentadoria feminina equivale a 70% do valor pago ao homem

Vídeo Youtube

As diferenças ainda existentes no tratamento com as mulheres sejam nos afazeres domésticos ou no mercado de trabalho - quando ocupam as vagas mais precarizadas e ganham salários muitas vezes 62% menor.

Tudo isso acaba refletindo também na hora da aposentadoria. Atualmente, o valor da aposentadoria da mulher é equivalente, em média, a 70% da aposentadoria de um homem que se aposenta nas condições do INSS, revela Joana Mostafa, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Caso a reforma seja aprovada, esse valor tende a ser ainda menor para elas, já que não conseguem contribuir na mesma frequência que eles.

Joana ainda contradiz o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia de que a mulher vive mais e contribui menos. Ela ressalta que a dupla jornada faz a mulher trabalhar 8 horas a mais por semana. E destaca que se for para tratar com igualdade é preciso remunerar essas horas a mais trabalhadas.

A ex-ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menecucci, também rebateu Rodrigo Maia. Ela argumenta que as mulheres nunca quiseram igualdade e, sim equidade de direitos. Ou seja, as mulheres não querem ser iguais aos homens até porque são diferentes, o que elas querem é que haja respeito às diferenças existentes.

A edição que foi ao ar na segunda, 27, teve como pauta: por que a Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres?

MB com a Presidenta - O programa de webtv do Sindicato vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook. O MB com a Presidenta é um programa de entrevistas, conduzido pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio