Pular para o conteúdo principal

IPEA: 56% das mulheres não irão se aposentar, caso a reforma seja aprovada

Vídeo Youtube

Aumentar o tempo de contribuição das mulheres de 15 anos para 25 anos é apenas uma das penalidades a se discutir dentro da proposta da Reforma da Previdência. Já que elas, ao longo do período em que se dedicam ao mercado de trabalho também acabam duplicando a jornada com as afazeres domésticos.

Segundo Joana Mostafa, do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), as mulheres serão as mais prejudicadas, já que entre 44% e 56% delas que hoje contribuem não vão ter acesso à aposentadoria por idade, caso a Reforma da Previdência seja aprovada. E alerta que isso se deve muito ao preconceito que o mercado tem com a carreira delas e também por conta da dedicação em cuidar da família e ou por optar pausar a carreira para ter filhos, o que dificulta a contagem para o tempo de contribuição.

A ex-ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menecucci, destaca que as mulheres têm ciclos diferentes e não respeita-los beira à crueldade, além disso, ela ressalta que as mulheres adoecem entre, outros fatores, por conta da dupla jornada.

A edição que foi ao ar na segunda, 27, teve como pauta: por que a Reforma da Previdência prejudica mais as mulheres?

MB com a Presidenta - O programa de webtv do Sindicato vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e facebook. O MB com a Presidenta é um programa de entrevistas, conduzido pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio