Pular para o conteúdo principal
Chapéu
CNBB

Reforma da Previdência gera 'exclusão social'

Linha fina
Em nota, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convoca cristãos e pessoas de boa vontade “a se mobilizarem para buscar o melhor para o povo brasileiro, principalmente os mais fragilizados”.
Imagem Destaque
Foto: Joe Zlomek / Freeimages

São Paulo - A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta 23 uma nota sobre a reforma da Previdência. No texto, aprovado pelo Conselho Permanente da entidade, os bispos elencam alguns pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, considerando que a mesma “escolhe o caminho da exclusão social” e convocam os cristãos e pessoas de boa vontade “a se mobilizarem para buscar o melhor para o povo brasileiro, principalmente os mais fragilizados”.

Na nota, a CNBB manifesta apreensão com relação ao projeto do Poder Executivo em tramitação no Congresso Nacional. “A previdência não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio”.

O Governo Federal argumenta que há um déficit previdenciário, justificativa questionada por entidades, como o Sindicato, parlamentares e até contestadas levando em consideração informações divulgadas por outros governamentais. Neste sentido, os bispos afirmam não ser possível “encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias”.

A entidade valorizou iniciativas que visam conhecer a real situação do sistema previdenciário brasileiro com envolvimento da sociedade.

seja socio