Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Terceirização

Sindicato vai a concentrações alertar sobre votação do PL

Linha fina
Orientação é para todos os trabalhadores entupirem as caixas de mensagens dos deputados cobrando a rejeição da medida
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – O Sindicato está em diversas concentrações durante toda esta terça-feira 21 para alertar os bancários sobre a iminência da votação do PL 4302, que permite que empresas terceirizem funcionários até mesmo para a atividade-fim. A representação dos trabalhadores orienta todos a pressionar os deputados para barrar a medida. Mande e-mail para os parlamentares

Durante a manhã, os bancários da Nova Central (Bradesco), Casa 3 e Torre (Santander), Ceic e CAT (Itaú) e da Superintendência do Banco do Brasil receberam e edição da Folha Bancária de terça 21, cuja capa alerta para os perigos do projeto. A tarde, foi a vez do Telebanco Santa Cecília (Bradesco), CTO (Itaú) e da Vila Santander receberem a atividade de conscientização.

"Os bancários sabem que os terceirizados têm jornadas mais longas, salários menores, não usufruem dos direitos que a categoria hoje dispõe. Eles também não tem sindicatos fortes para defender seus direitos e estão mais vulneráveis a abusos dos patrões. Por isso, os empregados do setor financeiro sabem a importância de lutar contra a terceirização", alerta a secretária-geral do Sindicato, Ivone Maria.

Herança Maldita - De autoria do governo Fernando Henrique Cardoso, o PL 4302 foi desengavetado na surdina pelos parlamentares governistas, 19 anos depois, enquanto a tramitação do PL 4330 (em tramitação no Senado como PLC 30/2015) sofria a resistência do movimento sindical. 

Na prática, o PL 4302 legaliza a precarização do trabalho e permite a terceirização nas atividades essenciais das empresas, liberando os bancos, por exemplo, para trocar todos seus funcionários por prestadores de serviços. O projeto vale também para empresas públicas, como o BB e a Caixa, permitindo que elas contratem sem concursos.

seja socio