Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Crime de Ódio

Advogados pedem ao MP para investigar ameaças ao padre Julio Lancellotti

Linha fina
Ataques são motivados pelo aumento da população de rua na região da Mooca; pároco é referência na defesa dos direitos dos marginalizados em São Paulo
Imagem Destaque
Reprodução/Facebook

São Paulo – Advogados e entidades de defesa dos direitos humanos entraram nesta terça-feira 20 com uma representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) solicitando a investigação sobre ataques sofridos pelo padre Julio Lancellotti, alvo de mensagens de ódio e ameaças de morte. Os ataques são motivados pelo aumento da população de rua na região da Mooca, zona leste da capital. O padre é referência na defesa dos direitos dos marginalizados em São Paulo. Para os advogados, falta sensibilidade aos moradores do bairro.

São Paulo terá novo ato nesta terça por Marielle

"O posicionamento dessa parcela da população tem se mostrado demasiadamente violento em manifestações no âmbito de redes sociais e cresce a preocupação com a integridade física tanto dos moradores em situação de rua, como dos que dispensam especial cuidado a essas pessoas, como é o caso do padre Julio Lancellotti", diz a ação.

Os advogados e os signatários da representação pedem investigações por meio da instauração de inquérito policial, acompanhado pelo Ministério Público, que resulte na identificação e responsabilização dos autores das ameaças.

De acordo com o advogado Ariel de Castro Alves, do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de São Paulo (Condepe), os promotores devem encaminhar a representação à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

O documento é assinado por cerca de 250 pessoas e entidades, entre elas a compositora e cantora Ana de Hollanda, o professor da Unicamp Wagner Romão, o vereador Toninho Vespoli (Psol-SP) e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), além dos institutos Uneafro, Geledés e  Intervozes.

No domingo 25, às 9h, será realizado um ato em solidariedade ao padre, por ruas do bairro da Mooca.

"Em repúdio a essas ofensas e ameaças, demonstraremos nosso apoio ao padre caminhando pelo bairro da Mooca exigindo respeito e compaixão por todas as pessoas, independentemente de sua condição social, gênero ou raça", diz a convocação.

seja socio