Pular para o conteúdo principal
Chapéu
#2018M

Milhares de mulheres saem às ruas em todo país contra violência e pela democracia

Linha fina
Bandeiras feministas pautaram os protestos e atos; empresas e prédios públicos foram ocupados
Imagem Destaque
Foto: Divulgação/MST

São Paulo - Milhares de mulheres protagonizaram em todas as regiões do país, no campo e na cidade, e na internet os atos do Dia Internacional de Luta das Mulheres nesta quinta-feira 8. (Confira na matéria do Brasil de Fato as manifestações em todo o país).

Logo cedo, às 5h30, o parque gráfico do jornal O Globo, no Rio de Janeiro, foi ocupado por cerca de 800 mulheres de diversos movimentos populares, pontuando mais uma vez a crítica à participação da emissora no golpe de 2016, que destituiu a ex-presidenta Dilma Rousseff.

> Volume 2 da Enciclopédia do Golpe desnuda papel da mídia

Também para denunciar a participação do setor empresarial no processo de impeachment, cerca de 800 manifestantes ocuparam uma fábrica ligada à Riachuelo, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Além de apoiar abertamente o golpe, o grupo empresarial de Flávio Rocha teve uma condenação em 2016 por praticar um regime de trabalho análogo ao escravo.

> Contra retrocessos, bancárias se unem a outras categorias no 8 de Março

Já no Pará, as mulheres se uniram contra a construção da Usina de Belo Monte, ao denunciarem o aumento da violência na região após a instalação da hidrelétrica. A cidade é uma das mais violentas do Brasil. Em Belém, 400 camponesas marcharam pelas ruas da capital e escracharam a multinacional Hydro na Amazônia, a maior responsável pelo crime ambiental no município de Barcarena.

No Piauí, mulheres sem-terra ocuparam a sede do Incra, em Teresina, para exigir soluções para os entraves no processo de Reforma Agrária.  Também houve ocupação na sede do Incra em Brasília. A Jornada denuncia a violência contra a mulher, o agronegócio e o avanço do governo Temer sobre os direitos da classe trabalhadora em diversos setores.

Twitter - Paralelamente à ocupação no parque gráfico das Organizações Globo, foi iniciado um twittaço com a marca #8McontraGLOBO às 8h da manhã. Em menos de uma hora, às 8h45, o protesto virtual já era o sexto assunto mais comentado no Brasil. Às 9h20, com pouco mais de uma hora de engajamento, o twittaço contra a Rede Globo chegou no terceiro lugar entre os destaques nacionais da rede social.

As mobilizações nas redes sociais e nas ruas continuam em diversas cidades do Brasil na tarde e início da noite desta quinta-feira. Acompanhe a cobertura do ato em São Paulo pelo facebook.com/spbancarios e twitter.com/spbancariosClique aqui para conferir a agenda deste 8 de março.

 

 

 

seja socio