Pular para o conteúdo principal

PLR e PLR Social são conquistas dos empregados

Linha fina
Frutos da mobilização dos trabalhadores ao lado do movimento sindical, Participação nos Lucros e Resultados passou a ser paga pela Caixa em 2004 e PLR Social em 2011; banco tem até 31 de março para fazer o crédito
Imagem Destaque

São Paulo – Conforme prazo estabelecido no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho), a Caixa tem até o dia 31 de março para fazer o crédito da segunda parcela da PLR e da PLR Social. As duas não são benefícios que o banco passou a oferecer espontaneamente aos empregados, e sim conquistas dos trabalhadores ao lado do movimento sindical.

“A PLR, que passou a ser paga pela Caixa em 2004, e a PLR Social, que valoriza a função social do trabalho exercido pelos empregados e que passou a ser paga após a vitoriosa campanha de 2010, provam a força da união entre empregados e Sindicato. Não são benefícios. São conquistas da nossa luta”, enfatiza o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas da Caixa

Entenda a regra

Na Caixa, a PLR é composta pela regra básica Fenaban (90% do salário base), parcela adicional (2,2% do lucro líquido dividido pelo número total de empregados em partes iguais) e PLR Social, que consiste na distribuição de 4% do lucro líquido entre todos os empregados. Isso garante distribuição superior a 19% do lucro líquido para todos os trabalhadores da empresa. Além disso, diferente dos demais bancos, na Caixa é antecipado 60% do valor da PLR na primeira parcela (levando a projeção de lucro em consideração) e os outros 40% são pagos na segunda parcela, já com o valor divulgado no balanço do banco.

O Sindicato tem cobrado da Caixa a antecipação do crédito da PLR e PLR Social, mas o pagamento ainda depende da publicação do balanço de 2017.
 

seja socio