Pular para o conteúdo principal

Bancários do CT  do Itaú elegerão Cipa

Linha fina
Sindicato apoia candidato que já foi eleito três vezes e tem atuação reconhecida em defesa dos interesses, direitos e da saúde dos bancários
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Os bancários do Centro de Tecnologia (CT) do Itaú elegem, nos dias 28 e 29 de março, os seus representantes para a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A votação será por meio do Portal Pessoas. 

Ciente da importância da eleição de representantes comprometidos com a saúde, direitos e interesses dos trabalhadores, o Sindicato apoia a candidatura de José Antônio dos Santos, o Kara Preta, número 18.

Kara Preta é funcionário da Compensação, trabalha no período noturno e já foi eleito 3 vezes para a Cipa, com atuação reconhecida, tendo conquistado piso tátil para pessoas com deficiência – que será implantado em breve – , e a instalação de ar-condicionado em áreas do CT que não possuíam.

Conheça as propostas de Kara Preta

- Ambulatório funcionando 24 horas por dia, 365 dias por ano;
- Melhorias no vestiário dos terceirizados;
- Implantação de faixas de pedestres nas saídas das ruas Dona Ana Neri e Odorico Mendes;
- Kara Preta vai lutar para acabar com os problemas causados pela reforma no CT, especialmente as goteiras no 10º andar;
- Acessibilidade para Pessoas com Deficiência na praça de esportes, atualmente inexistente. 

“É essencial contar com um representante comprometido com os problemas e interesses dos bancários e que permaneça nas reuniões da Cipa do começo ao fim para que possa reportar com detalhes todos os problemas do CT e reivindicar soluções efetivas. Meu compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os funcionários do polo será implacável, principalmente quanto à reivindicação da ampliação do horário de atendimento do ambulatório”, afirma Kara Preta.

O que é Cipa

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho. 

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

seja socio