Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Momento Bancário

Impactos da Reforma da Previdência para as mulheres negras

Vídeo Youtube

A Reforma da Previdência se aprovada irá afetar ainda mais as mulheres negras. Elas começaram a trabalhar cedo e muitas delas sem carteira assinada. O terceiro bloco do Momento Bancário desta quarta 21, Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial, destacou o impacto do pacote de maldades do governo para as mulheres negras.

O programa de webtv conduzido pela secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, contou com as participações de Sandra Mariano, da coordenação Nacional das Entidades Negras, de Fernanda Curti, militante feminista, e de Ana Marta, Coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato.

Antes tivemos a Reforma Trabalhista, aprovada pelo governo Temer, que também coloca a gente na condição de informalidade. No segundo governo Dilma, houve um avanço importante que foi a PEC das Domésticas. Costumo dizer que aí a mulher negra deixou de ser mucama, passou a ter seus direitos reconhecidos. E a Reforma Trabalhista acaba inclusive com essa conquista. Hoje temos cerca de 12 milhões de desempregados, grande parte mulheres ou que estão na informalidade ou desempregadas cuidando dos filhos. E como você coloca uma Reforma da Previdência, que diz que para receber 60% da aposentadoria, tenho que trabalhar 20 anos e para receber 100%, 40 anos ininterruptos, sem ficar desempregado, sem ficar doente. Ou seja, ninguém se aposenta. Ninguém fica 40 anos com registro em carteira. E o trabalho informal e o subemprego sempre foi  o local reservado pra gente nessa sociedade. (Fernanda Curti, militante feminista)

E essa juventude vai se aposentar? Com o desemprego não é fácil.  Estudam mais tempo e entram mais tarde no mercado. A juventude hoje está sofrendo muito.  A reforma é um pacote de maldades. (Sandra Mariano, da coordenação Nacional das Entidades Negras-Conen)

Com a privatização da Reforma da Previdência quem ganham são os banqueiros. Além disso, nessa situação de desemprego elevado, muitos dos aposentados acabam sendo chefe de família.  (Ana Marta, Coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato)

Ainda não se inscreveu no nosso canal?

Inscreva-se e clique no sininho para receber notificações quando um novo vídeo for publicado.

> Confira o bloco 1: Inclusão e combate a desigualdade racial

> Confira o bloco 2: Visibilidade negra e combate à discriminação

Momento Bancário 

O programa de webtv Momento Bancário tem transmissão pelo canal do YouTube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e Facebook.  É um espaço de entrevistas, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos trabalhadores em geral e de cidadania.

seja socio