Pular para o conteúdo principal

Caixa Federal atrasa crédito do vale-transporte

Linha fina
Sindicato e Apcef-SP enviam documento exigindo que direção da empresa respeite direitos dos empregados
Imagem Destaque

São Paulo - O Sindicato e a Apcef-SP têm recebido denúncias de que a Caixa Federal está atrasando o pagamento do vale-transporte dos empregados. Com a demora, são recorrentes as situações em que os trabalhadores têm de pagar as passagens do próprio bolso.

De acordo com relatos, os empregados estão orientados a entrar em contato com as empresas para cobrar solução para o problema, o que não condiz com suas atribuições.

As entidades encaminharam ofício no dia 13 à Cepes, setor da Caixa responsável pelo gerenciamento nacional do pagamento do vale-transporte, cobrando soluções urgentes. “Os empregados não podem ser penalizados, de forma alguma, pelos erros de empresas contratadas pela Caixa para efetuar o pagamento do benefício ou mesmo pelo próprio banco, que é o responsável direto pela garantia de direitos trabalhistas de seu quadro funcional”,  consta no documento.

> Leia a íntegra do documento

No ofício é reforçado ainda que os montantes desembolsados  pelos empregados devem ser devolvidos em espécie e não na forma de vale-transporte, uma vez que eles utilizaram dinheiro para pagar as passagens.

“É um absurdo que problemas como esses ainda ocorram. É um total desrespeito com aqueles que dedicam o seu dia a dia ao banco”, disse o diretor da Apcef-SP Leonardo Quadros. “A empresa tem de cumprir com suas obrigações trabalhistas, acima de tudo, em dia.”


Redação com informações da Apcef-SP 19/4/2012

seja socio