Pular para o conteúdo principal

Santander, caixas não vendem!

Linha fina
Em mais uma das ideias do diretor de rede Marcelo Malanga, banco direciona caixas para vendas externas, provocando desvio de função e descumprindo acordo firmado com movimento sindical; bancários devem denunciar ao Sindicato, que exige o fim da prática
Imagem Destaque
São Paulo – Algumas regionais do Santander estão direcionando caixas para efetuarem vendas fora da agência. Esses trabalhadores permanecem nas unidades bancárias só em dias de pico e, nos demais, são designados para trabalho externo.

Os bancários que enfrentam essa situação devem denunciar ao Sindicato, que vai exigir do banco o fim da prática. A denúncia pode ser feita pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco (clique aqui e escolha o setor “Site”). O sigilo do denunciante é absoluto.

“Essa é mais uma das ideias geniais do senhor Marcelo Malanga [diretor de rede]”, critica a dirigente sindical e funcionária do Santander Lucimara Malaquias. “Além do desvio de função, que é muito grave, com essa atitude o banco ainda fere o acordo que tem com o Sindicato, que estabelece que caixas não têm a obrigação de vender e não podem ser avaliados pela venda de produtos”, acrescenta.  

Outro grave problema que esse desvio de função pode causar: como o banco vai se responsabilizar caso ocorra algum acidente na rua com um caixa durante a jornada? “Se isso ocorrer, toda a responsabilidade de provar que estava a trabalho ficará a cargo do bancário, ficando o banco desobrigado de qualquer penalidade, já que a característica da atuação do caixa é dentro da agência”, frisa Lucimara.

Além disso, as agências ficam desfalcadas com a ausência desses trabalhadores, sobrecarregando os que permanecem na função dentro da agência, o que prejudica ainda mais o atendimento ao público.

“Banco é concessão pública, por isso tem o dever de ofertar um atendimento rápido e de qualidade aos clientes e tem a responsabilidade de garantir que seus funcionários tenham condições adequadas de trabalho”, afirma Lucimara. “Cobramos do Santander que cumpra com o acordo assinado e contrate mais trabalhadores”, finaliza a dirigente.


Rodolfo Wrolli – 4/4/2016
seja socio