Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cartilha

Banco público é da sociedade e não de um governo

Linha fina
Sindicato lança cartilha com informações sobre o papel crucial dessas instituições para a sociedade; com linguagem simples e acessível, publicação vai contribuir na luta em defesa de BB, Caixa, BNDES e bancos estaduais, contra ataques do governo Temer
Imagem Destaque

 

 

São Paulo – Economistas, representantes dos trabalhadores, da indústria, dos estudantes, lideranças dos movimentos sem teto, sem terra, professores universitários, engenheiros, políticos, ex-integrantes do sistema financeiro. Um público tão eclético, e uma certeza: sem a força dos bancos públicos o Brasil para.

Essa foi a tônica dos debates que culminaram, no fim da tarde da segunda-feira 10, no lançamento da cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos. A edição, elaborada pelo Sindicato em parceria com os professores de economia João Sicsú e Antonio Alves Junior, traduz, em textos simples e linguagem acessível, tudo que o Brasil pode perder, caso o governo Temer tenha sucesso em seus ataques contra essas instituições.

Caixa e BB passam por um processo de desmonte com planos de dispensa de bancários e fechamento de unidades. O BNDES vê sua política de crédito para desenvolvimento do país comprometida por encarecimento na taxa de juro e fuga de recursos para o Tesouro. As instituições estaduais que ainda restam, estão na mira do modelo privatista com lógica neoliberal que retomou espaço após o golpe do ano passado.

“Temos um problema no Brasil e no mundo que é a desigualdade social. A gente não vai ser feliz enquanto não acabar com isso”, afirmou a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, no evento de lançamento da cartilha. “A gente está vivendo uma crise econômica criada pelo sistema financeiro, e os banqueiros, as grandes multinacionais, querem aproveitar e tirar da população para garantir os ganhos deles. Mas somos mais, somos 99%, eles são o 1%. Querem retirar direitos da maioria para dar para essa minoria já muito privilegiada. Precisamos continuar na luta.Temos uma possibilidade grande de mostrar nossa força na greve do dia 28”, convoca a dirigente.

“Representamos uma categoria que conseguiu avançar, mas temos muito a fazer para acabar com essa desigualdade, para melhorar o grau de formação e de informação do nosso povo. E essa cartilha quer contribuir com isso”, destacou Juvandia, lembrando que o seminário e o lançamento da publicação faz parte das comemorações dos 94 anos de história do Sindicato.

Da tese para o mundo real – Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Antonio Alves Junior contou que o trabalho de produção da cartilha foi difícil, mas muito agradável. “Passei a vida toda estudando o sistema bancário e passei a vida toda falando mal de banco no país, relata o acadêmico, que tem tese na UFRRJ sobre o setor. “Com esse sentimento hostil na sociedade, como fazer um documento sobre defesa dos bancos públicos? Enfim, acho que conseguimos fazer um trabalho acessível e que vai permitir aos cidadãos entender a importância que essas instituições têm para a sociedade.”

Parceiro do Sindicato em outras publicações, João Sicsú explicou que desta vez o material foi concebido em dois formatos: uma edição maior, voltada para dirigentes sindicais e do movimento social. E uma menor, com textos mais curtos e muito infográfico “que é a história em quadrinho para adultos”.

“Um conjunto de instrumentos para o dirigente trabalhar a cartilha junto à população, e deixar claro que os bancos públicos são da sociedade e não pertencem a nenhum governo”, disse o professor, elogiando a parceria feita com o Sindicato em outras publicações – sobre Previdência e reforma tributária – com a participação dos técnicos do Dieese que compõem a equipe da Secretaria de Estudos Socioeconômicos da entidade. “Funciona muito bem.”

Para Juvandia, o material aborda um assunto difícil, técnico, traduzido de uma forma que as pessoas possam entender. “Por exemplo, deixa claro quanto o agricultor paga de juro hoje, com o crédito direcionado para eles, e o encarecimento desse crédito que se refletiria para toda a sociedade com alta no preço dos alimentos.”

“Vamos distribuir para toda categoria, clientes, para a população. Um instrumento de trabalho, de debate desse modelo de financiamento de sociedade que a gente quer. Uma parceria super importante com a universidade: essas pesquisas cumprem seu papel quando saem para a sociedade e contribuem para a vida prática.”

Leia mais
> Bancos públicos democratizam acesso ao crédito
> “Golpe começa a ser percebido pela população”
> A defesa dos bancos públicos é a defesa de toda sociedade
> Bancos públicos são essenciais para soberania do país

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
Cartilha Bancos Públicos (3.91 MB) 3.91 MB