Pular para o conteúdo principal
Chapéu
MB COM A PRESIDENTA

Reaja ou será o próximo terceirizado!

Vídeo Youtube

São Paulo - Temer sanciona lei que amplia terceirização. Saiba como isso pode mudar sua vida. O MB com a Presidenta, programa de wetvb do Sindicato, aborda o impacto da terceirização para os trabalhadores e para o país e fala sobre os caminhos possíveis para combater esses retrocessos. Continue se informando por nossas mídias e mantenha-se mobilizados contra a retirada de direitos.

Votação do projeto de terceirização é ilegal - Essa é a avaliação do advogado trabalhista Maximiliano Garcez, diretor para Assuntos Legislativos da  Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas (Alal).

O projeto estava engavetado há mais de 20 anos e em 2003, o então presidente Lula havia pedido o arquivamento por não estar de acordo com as regras estabelecidas pela CLT.

Maximiliano destaca que além disso, a Lei aprovada pelo presidente ilegítimo é inconstitucional e que o momento é de se mobilizar e ir para as ruas contra a retirada de direitos.

Sem direitos - Já o jornalista que foi terceirizado, Marcos Gomes relata a experiência ruim após 40 anos de profissão. “Me senti coisificado e sem voz. Você não tem respaldo nenhum, não tem férias, 13º. Me senti descartado e não podia reclamar”, ressalta ao salientar que nem podia se sindicalizar.

Condições precárias -  A médica e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, ressalta que os trabalhadores estão em condição de subordinados com quem os contrata e têm menos condições de reclamar e são obrigados a se adaptarem às condições que lhes são oferecidas.

“Existe um desequilíbrio na relação de forças. Quanto maior a empresa fica mais difícil para os trabalhadores negociarem suas próprias condições de trabalho, condições salarias.” Maeno lembra também que a exposição dos terceirizados às condições precárias e perigosas são muito maiores. “Acidentes graves e fatais acontecem mais com terceirizados”.  A terceirização sendo generalizada essa situação se dissemina para todos. Ficam igualados para baixo.

MB com a Presidenta - O programa de webtv do Sindicato vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e facebook. O MB com a Presidenta é um programa de entrevistas, conduzido pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

seja socio