Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Quinta-feira

Sindicato realiza plenárias com empregados da Caixa

Linha fina
Objetivo é discutir mobilizações do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Bancos Públicos e na greve geral de 28 de abril; no sábado 8, dirigentes do Sindicato e da Apcef-SP protestaram em agências da zona leste e denunciaram ataques à Caixa 100% pública
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato está convocando os trabalhadores da Caixa em São Paulo, Osasco e região a participar das plenárias abertas para discutir a mobilização em defesa dos direitos dos empregados, pela manutenção da Caixa 100% pública e contra as reformas trabalhista e da Previdência. As reuniões ocorrem na quinta-feira 20, a partir das 18h, nas regionais do Sindicato (veja todos os endereços), exceto para bancários da Regional Paulista, que está em reforma. Os empregados das regiões Paulista e central devem se dirigir à sede do Sindicato (Rua São Bento, 413).

“Temos duas grandes manifestações pela frente. A primeira será especificamente em defesa da Caixa e dos demais bancos públicos, que estão sendo desmontados e preparados para a privatização. A segunda é a greve geral do dia 28 de abril. Temos de nos empenhar para que todos os segmentos da Caixa se envolvam, pois é o futuro de todos os trabalhadores que está em jogo. Assim é essencial que todos compareçam nas plenárias para debatermos e indicarmos a melhor estratégia a adotar”, afirma o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis, acrescentando que o Sindicato tem feito consulta junto à categoria sobre a greve geral no dia 28, sendo que a esmagadora maioria concorda com a paralisação nacional.

Ato no sábado – Já o dirigente sindical Renato Perez afirma que a população está ao lado dos empregados quando recebem informações sobre os ataques à Caixa. A maior prova disso, segundo ele, é que em poucos minutos centenas de assinaturas foram coletadas no sábado 8, durante manifestação do Sindicato e Apcef-SP na agência Sapopemba, na zona leste da capital paulista.

Os dirigentes sindicais denunciaram a convocação unilateral dos empregados para trabalhar nesse dia, destinado exclusivamente ao pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia.

“As pessoas começam a entender que a redução no quadro de empregados tem como pano de fundo prejudicar seu atendimento. Quando recebiam essas informações, muitos transeuntes desviavam seu caminho para aderir ao abaixo-assinado por mais contratações e pela manutenção do caráter pública da instituição”, diz Perez, acrescentando que também foi distribuído informativo elaborado pela Apcef-SP sobre a importância de o Fundo de Garantia continuar sendo gerido pela Caixa.

Além da agência Sapopemba, os dirigentes sindicais também percorreram outras unidades na região, reunindo-se com trabalhadores e alertando a população. As assinaturas serão levadas à Superintendência Regional Ipiranga.

seja socio