Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Precarização

Terceirizar para desproteger trabalhador e se isentar da culpa

Vídeo Youtube

São Paulo - Esse é objetivo das empresas com a terceirização, segundo o advogado trabalhista Maximiliano Garcez, diretor para Assuntos Legislativos da Alal (Associação Latino-Americana de Advogados Laboralistas).

Ele destaca que antes usavam a desculpa da terceirização para transferir atividades menos importantes na empresa, com a justificativa de que precisavam, se dedicar a atividade principal.

Mas a Lei da Terceirização sancionada pelo presidente ilegítimo, Michel Temer, permite terceirizar tudo, demitir todo mundo e transferir toda a responsabilidade para outra empresa se livrando de acidentes e de responsabilidades com os trabalhadores.

Já o jornalista que foi terceirizado, Marcos Gomes relata a experiência ruim após 40 anos de profissão. “Me senti coisificado e sem voz. Você não tem respaldo nenhum, não tem férias, 13º. Me senti descartado e não podia reclamar”, ressalta ao salientar que nem podia se sindicalizar.

A médica e pesquisadora da Fundacentro, Maria Maeno, ressalta que os trabalhadores estão em condição de subordinados a quem os contrata e têm menos condições de reclamar e são obrigados a se adaptarem às condições que lhes são oferecidas. “Existe um desequilíbrio na relação de forças. Quanto maior a empresa fica mais difícil para os trabalhadores negociarem suas próprias condições de trabalho, condições salarias.” Maeno lembra também que a exposição dos terceirizados às condições precárias e perigosas são muito maiores. “Acidentes graves e fatais acontecem mais com terceirizados”. E com a terceirização sendo generalizada essa situação se dissemina para todos. Ficam igualados para baixo.

A edição que foi ao ar na segunda, 3, tratou sobre terceirização e a precarização do ambiente de trabalho.

MB com a Presidenta - O programa de webtv do Sindicato vai ao ar todas as segundas-feiras, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da TV dos Bancários (TVB), site do Sindicato e facebook. O MB com a Presidenta é um programa de entrevistas, conduzido pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, que aborda assuntos de interesse dos bancários, dos direitos dos trabalhadores e de cidadania.

Confira o MB completo

seja socio