Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sindical

Uni Américas se reúne para planejar ações do ano

Linha fina
Análise de conjuntura coletiva realizada mostra que há uma reorganização das elites neoliberais em diferentes países e que elas, nos mais distintos locais se apresentam como modernidade, mas não são; conclusão é que o momento é de ir às ruas e lutar contra os ataques à classe trabalhadora
Imagem Destaque
Foto: Contraf-CUT

São Paulo - Os presidentes e vice-presidentes setoriais da UNI Américas se reuniram nos dias 10 e 11 de abril para avaliar o plano de ações de 2016 e elaborar um novo planejamento para o próximo período.

Para Roberto Von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a análise de conjuntura coletiva mostra que há uma reorganização das elites neoliberais em diferentes países e que elas, nos mais distintos locais se apresentam como modernidade. “Não são. Estão construindo uma falsa realidade que está sendo chamada de ‘posverdade’, que é uma mentira sustentada por emoção ou comoção popular, repetida como um mantra e que é típica das propagandas das guerras”, alertou o presidente da Contraf-CUT, que é, também, vice-presidente da UNI América Finanças e foi o responsável pela análise de conjuntura sociopolítico e econômica do Brasil na mesa que analisou a conjuntura nas américas.

Von der Osten disse ainda que as elites são donas da indústria da informação, da mídia, e para elas é muito fácil produzir posverdades. “Fizeram isso no Brasil para construir o golpe contra a democracia e agora estão construindo a narrativa da necessidade da reforma da Previdência (senão ela vai quebrar), da terceirização e flexibilização de direitos trabalhista (para gerar novos empregos), das privatizações (a iniciativa privada é mais eficiente) e da necessidade do Estado ser mínimo e estar subordinado ao mercado”, disse.

Esta estratégia midiática vem convencendo as pessoas a acreditar que as reformas são boas para o trabalhador. E, por isso, o Executivo, Legislativo e o Judiciário dos países seguem confortavelmente pilhando direitos trabalhistas, direitos humanos e concentrando riquezas nas mãos de poucos. “Mas esta realidade virtual criada pelas posverdades não resiste a uma simples pergunta: o projeto das elites é inclusivo ou excludente?”, disse o presidente da Contraf-CUT.

Para Von der Osten, tem muita gente sendo ludibriada pelo massacre de “posverdades”, mas tem muita gente que já acordou e está saindo às ruas para resistir, observando que já ocorreram greves gerais na Argentina e no Chile, fortes mobilizações nos países do Cone Sul e reações a governos de direita e neoliberais em vários continentes. “Este é o momento em que precisamos protestar nas ruas e construir a Greve Geral no dia 28 de abril no Brasil”, disse o presidente da Contraf em tom de convocação aos trabalhadores.

Os acordos comerciais na nova configuração política global após as eleições norte-americanas; a avaliação do plano de trabalho desenvolvido em 2016; elaboração do plano de trabalho e definição de prioridades para o período atual (2017); apresentação de planos específicos Colômbia, Peru e Chile; e preparação da 16ª reunião do Comitê Executivo da UNI-Américas, que será realizado em Julho, eram os pontos de pauta da reunião, que também serviu para a apresentação do Secretário Regional, Marcio Monzane. Esta foi a primeira reunião geral comandada pelo novo Secretário Regional da UNI Américas, que foi eleito em dezembro de 2016, na 4ª Conferência Regional da UNI Américas realizada em Medellin, Colômbia.

O Secretário de Relações Internacionais da Contraf, Mario Raia, também participou da reunião.

Sobre a UNI Américas - A UNI Américas é a representação regional do UNI Sindicato Global dos trabalhadores do setor de serviços, que congrega 900 sindicatos filiados e 140 países em todo o mundo. A Uni Américas representa 4 milhões de trabalhadores das américas e do Caribe.

seja socio