Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Contra o Desmonte

Delegados sindicais se reúnem em defesa dos bancos públicos

Linha fina
Encontro no Sindicato discutiu os desafios da próxima campanha salarial da categoria e ações em defesa das empresas públicas e da democracia
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Delegados sindicais estiveram reunidos na quinta-feira 19 no Auditório Azul do Sindicato, para discutir os desafios da próxima campanha salarial da categoria e ações em defesa das empresas públicas e da democracia.

O encontro foi aberto pela secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, e teve como palestrante convidada a empregada da Caixa e conselheira eleita do Conselho de Administração (CA) do banco, Maria Rita Serrano. A última destacou em sua fala as ameaças que as empresas públicas, principalmente a Caixa, têm sofrido do governo ilegítimo de Temer e acrescentou a necessidade de mobilização em defesa dessas empresas.

>Participe das plenárias dos empregados da Caixa

O desmonte dos bancos públicos foi um dos principais assuntos do encontro. Na ocasião, delegados sindicais relataram o aumento da percepção do assédio moral, cobrança de metas e precarização da infraestrutura, além da sobrecarga de trabalho. No caso da Caixa, foi observado o agravamento da falta de empregados após o PDVE. 

“Também foram feitas muitas denúncias da falta de transparência nos processos seletivos internos do banco, que agora tem um pré-cadastramento de intenção de movimentação no qual o empregado expressa em qual unidade da Caixa deseja trabalhar. Ou seja, quando o processo seletivo é anunciado, o candidato já tem que ter expressado previamente  sua intenção de ir trabalhar naquela área. O que gera a seguinte dúvida: como saber se haverá  processo seletivo para aquela agência/departamento?”, questiona o dirigente sindical e empregado da Caixa Danilo Perez.

Por fim, os delegados sindicais propuseram a realização de plenárias com empregados. O Sindicato já está encaminhando e intensificando reuniões nos locais de trabalho para aumentar a mobilização.

seja socio