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Chapéu
Caixa Federal

Ouvidoria e comitês estaduais devem receber reclamações do Saúde Caixa

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Plano tem sido multado por conta das queixas dos participantes à ANS; recomendação é contatar diretamente Ouvidoria ou entidades sindicais que compõem os comitês
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As reclamações do atendimento do Saúde Caixa junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as multas ao plano foram alguns dos assuntos discutidos nas últimas plenárias dos empregados do banco realizadas pelo Sindicato.

>Sindicato cobra melhor atendimento no Saúde Caixa

Para esses casos, segundo Dionísio Reis, coordenador da CEE/Caixa e diretor executivo do Sindicato, o melhor a fazer é contatar diretamente a Ouvidoria ou as entidades sindicais que compõem os comitês estaduais do Saúde Caixa, canais mais próximos dos usuários. A CEE/Caixa, inclusive, reivindicou que os comitês estaduais sejam fortalecidos para que tenham condições de receber denúncias de não solução de problemas no atendimento do Saúde Caixa.

“Os empregados devem encaminhar suas denúncias contra o péssimo atendimento no Saúde Caixa à Ouvidoria da Caixa, que faz a gestão do plano, e aos sindicatos que compõem os comitês estaduais de credenciamento e descredenciamento. Nós da Comissão reivindicamos que eles possam ajudar a resolver problemas do plano”, ressalta Dionísio.

“A ANS é uma agência controlada pelo cartel dos planos privados e tem o poder de gerar sanções e multas ao Saúde Caixa, o que prejudica muito o nosso plano. É uma sabotagem para destruir o plano de saúde dos empregados da Caixa”, complementa o dirigente, acrescentando que a Caixa tem uma central de atendimento subdimensionada, com capacidade para atender apenas 68 mil dos 120 mil usuários.

O médico Albucacis de Castro Pereira, consultor da Fenae na área da saúde, lembra que “os planos de saúde de autogestão são constituídos pelo mutualismo” e acrescenta que todas as reclamações à ANS ou ações jurídicas prejudicam todos os usuários do plano.

“O Saúde Caixa é um excelente plano, e esses canais (Ouvidoria e comitês estaduais) têm de fazer com que as pessoas entendam como funciona um sistema de autogestão de excelência. A Ouvidoria, por exemplo, é um canal que deve encaminhar as demandas no sentido de ajudar a dar a solução no tempo necessário do usuário, além de ter de mostrar sempre essa proximidade com o usuário”, diz.

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