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Sindicato cobra melhor atendimento no Saúde Caixa

Linha fina
Plano de saúde dos empregados da Caixa tem quatro vezes mais reclamações que a média do segmento, segundo ANS; problemas relacionados ao convênio serão debatidos com representantes do banco em reunião no dia 24 de abril
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Arte: Thiago Akioka

O Saúde Caixa figurou no topo do Índice Geral de Reclamações (IGR) em fevereiro de 2018, De acordo com o ranking elaborado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o convênio médico dos empregados da Caixa recebeu 8,69 ocorrências para cada 10 mil usuários. Índice muito acima da média do segmento, que é de 2,78 por 10 mil, no mesmo período.

Entre os principais motivos de reclamação, estão os problemas com autorizações prévias e coparticipação, que correspondem a 52,2% das demandas referentes ao Saúde Caixa. Dificuldades com reembolso geraram 19,5% das reclamações e insatisfação com os prazos de atendimento, 7,6%.

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“Esse resultado é consequência da atual gestão da Caixa que descuida da estrutura da Central de Atendimento e de todo o sistema de coparticipação, além de desestruturar as filiais de gestão de pessoas (Gipes) que sempre deram apoio às demandas dos usuários do plano. Os usuários se deparam com dificuldades para conseguir atendimento e não tem mais onde conseguir a solução, o que é inaceitável. Por isso, os problemas relacionados ao Saúde Caixa serão levados aos representantes do banco na reunião da próxima terça-feira [24]”, afirma o diretor executivo do Sindicato e bancário da Caixa, Dionísio Reis Siqueira.

Atrás do Saúde Caixa, que lidera o ranking pela segunda vez consecutiva, estão a Unimed Rio, com índice de reclamações de 7,02; a Biovida Saúde (7) e a autogestão dos empregados da Petrobras, com 6,54. Cassi, do pessoal do Banco do Brasil, ocupa a oitava posição, com 5,2.

O Índice Geral de Reclamações da ANS tem como principal finalidade apresentar um termômetro do comportamento das operadoras do setor no atendimento aos problemas apontados pelos beneficiários. O cálculo indica o número médio de reclamações recebidas nos três meses anteriores e classificadas até a data de extração do dado. O índice relaciona o número de beneficiários com a quantidade de reclamações recebidas contra a empresa.

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