Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sobrecarga

Sindicato protesta contra falta de funcionários no Bradesco

Linha fina
Dirigentes sindicais colheram centenas de assinaturas de clientes cobrando contratação de mais empregados em agência na zona leste; Bradesco é o banco com mais reclamações no estado de São Paulo, segundo Procon
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – O Sindicato dos Bancários deflagrou protesto em frente à agência 7808 Jardim Aricanduva contra a falta de funcionários e o desvio de função. Durante o ato realizado na terça-feira 10, dirigentes sindicais colheram mais de 200 assinaturas de clientes exigindo a contratação de bancários na unidade localizada na zona leste da capital paulista. 

Fortaleça seus direitos. Sindicalize-se! 
> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Bradesco

“O Sindicato cobra contratação imediata de mais funcionários e a realocação para as agências a fim de que esses locais se transformem em ambientes de trabalho menos estressantes”, reivindica o dirigente sindical e bancário do Bradesco Marcio Vieira. 

“A falta de funcionários nas agências do Bradesco é constante e tem causado muita pressão, sobrecarga e sofrimento aos bancários que são expostos a diversas doenças ocupacionais. Essa deterioração das condições de trabalho só fragiliza a qualidade do atendimento e o cliente sempre sai prejudicado”, afirma o dirigente. 

O Bradesco é o banco com mais reclamações no estado de São Paulo, segundo ranking elaborado pelo Procon.

“Essa situação não pode ser atribuída aos bancários, mas à direção do banco, que ao invés de contratar funcionários para dar conta da demanda crescente de clientes, demite milhares de pais e mães de família, contribuindo para o quadro de desemprego e para que a qualidade do atendimento se deteriore”, afirma Marcio Vieira. 

Cliente adere a abaixo-assinado cobrando mais bancários na agência

Mais lucro e menos empregados

O Bradesco lucrou R$ 19 bilhões em 2017 (lucro líquido recorrente), aumento de 11,1% em relação a 2016. Por outro lado, eliminou 9.985 postos de trabalho ao longo do ano passado.

De acordo com o ranking de reclamações do Banco Central, em dezembro de 2016 o Bradesco tinha 849 clientes para cada funcionário. Essa relação cresceu ainda mais em 2017, quando o banco passou a ter 962 clientes para cada bancário. Aumento de 13,3%. 

Apenas com o que arrecada com a cobrança de serviços e tarifas dos clientes, o Bradesco consegue pagar toda sua folha salarial e ainda restam R$ 3 bilhões.

Desvios de função

Os problemas da agência não se resumem à falta de funcionários. Segundo denúncias, os desvios de função são frequentes naquela e em outras unidades. 

“Não basta apenas contratar mais funcionários. O Bradesco deve realocar bancários para suas agências a fim de diminuir a sobrecarga de trabalho, acabar com os desvios de função  e melhorar o atendimento prestado à população, que paga altas tarifas e muitas vezes não recebe o serviço com o custo cobrado por causa da falta de empregados”, afirma Marcio.

Os bancários de São Paulo, Osasco e região podem apresentar denúncias relacionadas a desvios de função, sobrecarga de trabalho, assédio moral e outros problemas por meio do canal Assuma o Controle, pelo (11) 3188-5200 ou WhatsApp (11) 97593-7749. O sigilo do denunciante é garantido!



 

seja socio