Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Saúde

Itaú desrespeita trabalhadores em relação aos atestados médicos

Linha fina
Sindicato cobra que banco crie área específica para receber atestados e pedidos de afastamento, função que hoje recai sobre gestores
Imagem Destaque
Foto: Freepik/RawPixel

O Itaú Unibanco segue desrespeitando seus trabalhadores quando o assunto é atestado médico. O banco continua exigindo que os bancários com problemas de saúde entreguem os papéis para seus gestores, atrasando o agendamento de perícias junto ao INSS e expondo dados sigilosos de saúde dos trabalhadores.

O secretário de Saúde do Sindicato, Carlos Damarindo, lembra que a discussão sobre o tema com o Itaú já é antiga. Para ele, há três problemas graves: a quebra de sigilo médico; o envolvimento do gestor em funções que não lhe competem, como a burocracia médica; e, por fim, a falta de um espaço adequado oferecido pelo banco para entrega de atestados e pedidos de afastamento.

“Não é justo que um banco que diz em sua publicidade que tem tecnologia de ponta não crie formas de desburocratizar encaminhamentos como este, facilitando a vida do trabalhador, garantindo seu sigilo e ainda tirando do gestor uma responsabilidade que não é sua”, critica o dirigente sindical.

> Sofreu assédio moral ao entregar seu atestado? Denuncie!

O Sindicato entende que é necessária a criação de uma área específica para cuidar do recebimento e encaminhamento dos atestados e pedidos de afastamento, respeitando o médico assistente do bancário.

“Não cabe ao banco fazer qualquer tipo de validação de atestados, porque o médico do trabalho tem o papel de verificar as causas de adoecimento dentro do banco, que registra índices alarmantes de bancários com problemas de saúde gerados por metas abusivas e assédio moral, e não de averiguar atestados”, finaliza Damarindo.

seja socio