Pular para o conteúdo principal

Bradesco terá de pagar por plantões de gerente

Linha fina
Trabalhador ficava de sobreaviso nos finais de semana para resolver eventuais problemas com as máquinas de autoatendimento
Imagem Destaque
São Paulo - A Justiça determinou que o Bradesco pague a um gerente administrativo as horas de sobreaviso por ficar à disposição da empresa nos fins de semana. A decisão é do Tribunal Superior do Trabalho (TST), atencendo a recurso do funcionário, que ficava à disposição para trabalhos nas máquinas de autoatendimento.

O empregado trabalhou no banco de 1993 a 2006, até ser dispensado imotivadamente. Na reclamação trabalhista, afirmou que de 2000 a 2004 trabalhou como operador do "Bradesco Dia e Noite" e ficava à disposição a cada 15 dias, "pois a qualquer momento poderia ser chamado a trabalho".

A primeira decisão da Justiça, na 4ª Vara do Trabalho de Jundiaí (SP), lhe foi favorável, mas o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP) mudou a sentença.

O gerente levou o caso ao TST, onde o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, esclareceu que o artigo 244 da CLT "é claro ao considerar caracterizado o regime de sobreaviso quando o empregado permanecer em sua própria casa, aguardando chamado para o serviço, ficando, assim, impossibilitado de locomover-se", explicou.

Como o uso de celular não restringe a liberdade de locomoção, não configurando regime de sobreaviso, a Súmula 428 do TST exige que haja a comprovação de que o empregado esteja de fato à disposição do empregador. No caso, o relator entendeu que ficou devidamente demonstrada a restrição, uma vez que o bancário, trabalhando em regime de escalas de plantões, poderia ser chamado para prestar serviço a qualquer momento. Por isso, considerou devidas as horas de sobreaviso e restabeleceu a sentença que condenou o banco ao seu pagamento. Seu voto foi seguido por unanimidade.


Redação - 5/5/2015
seja socio