Pular para o conteúdo principal

Caixa terá de nomear aprovada na reserva

Linha fina
Banco utilizava mão de obra terceirizada para vaga que deveria ser ocupada por aprovada em concurso
Imagem Destaque
São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) determinou a contratação imediata de uma advogada que havia sido aprovada em 10º lugar no concurso da Caixa Federal e conseguiu provar que existiam empregados terceirizados desempenhando as mesmas funções descritas no edital do concurso.

A Caixa pediu ao Tribunal Superior do Trabalho o reexame da obrigação de contratar aprovados em cadastro de reserva, no entanto, a Quarta Turma do TST negou o recurso. O banco alegou que a determinação do TRT-BA violava dispositivos da Constituição Federal e afirmou ainda que a Justiça do Trabalho era incompetente para julgar tal matéria, pois “a mera participação e aprovação em concurso público encontra-se alheia a qualquer relação de trabalho”.

A decisão foi unânime. Após a publicação do acórdão, a Caixa opôs embargos declaratórios, ainda não examinados pela Turma. Com relação à contratação, o relator do recurso do banco ao TST, ministro João Oreste Dalazen, observou ser incontestável a terceirização da atividade para a mesma função descrita no edital durante a validade do concurso, o que configura a preterição da candidata aprovada. “Em semelhante circunstância, o candidato aprovado tem direito à nomeação e/ou contratação, na forma do inciso IV do artigo 37 da Constituição Federal”, afirmou, lembrando que a jurisprudência do TST reconhece o direito subjetivo à nomeação dos candidatos aprovados, a despeito da falta de previsão de vagas no respectivo edital.


Redação com informações do TST –5/5/2015
 
seja socio