Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Organização

Comando define ações em defesa dos bancos públicos

Linha fina
Além da Contraf-CUT, a Frente Parlamentar também incluirá outros movimentos sociais como movimentos de moradia popular e agricultura familiar
Imagem Destaque
Foto: Contraf-CUT

São Paulo - O Comando Nacional dos Bancários reafirmou a importância da defesa dos bancos públicos durante a reunião neste dia 16 de maio, em Brasília. Na parte da manhã, representantes dos sindicatos dos bancários de todo país definiram apoio a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que será instalada no Congresso Nacional. Também foi destacada a luta em defesa do BNDES.

“Temos que lutar unidos com a sociedade contra os ataques do governo aos bancos públicos. Não podemos deixar passar a privatização dos bancos do nosso país, que representaria um retrocesso sem volta”, afirma Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT.

Além da Contraf-CUT e outros sindicatos, essa Frente Parlamentar também incluirá outros movimentos sociais como movimentos de moradia popular e agricultura familiar. O objetivo é ampliar para sociedade a discussão sobre a relevância dos bancos públicos como instrumento de fomento ao crédito e políticas sociais no país. Também ocorrerão audiências públicas em várias cidades do país para envolver a sociedade nesse debate.  O lançamento oficial da Frente no Congresso Nacional deverá ocorrer ainda no primeiro semestre do ano.

O deputado Zé Carlos (PT-MA), integrante da Frente, destaca: “sou bancário e empregado da Caixa e sei da importância dessas instituições públicas para o fomento social e econômico no país. Esses ataques de privatização e terceirização afetam todos os trabalhadores e a sociedade. Todos devem estar envolvidos nessa luta como protagonistas”.

“Vivemos um momento de desmonte dos bancos públicos com fechamento de agências e precarização do serviço bancário em todo país. A nossa única saída é resistir a esse governo golpista e ir para o combate contra aqueles que estão retirando direitos históricos dos trabalhadores”, completa o deputado Wadih Damous (PT-RJ). 

Leia matéria publicada na Contraf-CUT.

seja socio