Pular para o conteúdo principal

CUT inaugura espaço de acolhida ao migrante

Linha fina
Centro unificado de atendimento social, previdenciário e trabalhista é resultado de parceria entre a central, Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante e Inca-Patronato, instituto ligado à central sindical italiana CGIL
Imagem Destaque
Arte: Divulgação

São Paulo – Começou a funcionar na sexta-feira 26 o Espaço Migrantes. Localizado na capital paulista, o centro unificado de atendimento social, previdenciário e trabalhista, voltado ao acolhimento dos trabalhadores oriundos de outros países e suas famílias, é resultado de uma parceria entre a CUT (Central Única dos Trabalhadores), CDHIC (Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante) e Inca-Patronato, instituto ligado à central sindical italiana CGIL. 

A iniciativa tem o objetivo de ser uma referência para os migrantes que vivem no país e não sabem onde buscar informações e também fortalecer a cooperação entre as organizações na promoção dos direitos humanos. 

Será possível ao migrante ter orientações que vão desde como ter acesso à aposentadoria, com base no levantamento dos diversos acordos previdenciários que o Brasil mantém com outros países, até onde recorrer diante da dificuldade de acesso aos serviços de saúde e educacionais. A orientação social caberá ao CDHIC, enquanto o atendimento previdenciário e a orientação trabalhista serão responsabilidade do Inca e da CUT.

“A CUT quer se tornar uma referência também na defesa de direitos e organização dos trabalhadores migrantes. Além de aprender com a experiência de instituições que já fazem o atendimento a esse público para que possa aplicar políticas de ação sindical e social na garantia de condições dignas. Trata-se de um passo importante também na organização sindical dos informais, um desafio histórico do sindicalismo global”, enfatiza o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antônio Lisboa.

O Espaço Migrantes fica na Rua Dr. Alfredo Ellis, 68, Bela Vista. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 13h. Mais informações pelo (11) 3284-6065. 
 

seja socio