Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Posse

Fenae é fundamental na defesa da Caixa e dos dos empregados

Linha fina
Na avaliação de dirigentes de entidades que participaram da festa de posse da nova Direetoria, a Federação terá papel fundamental na defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: Fenae

São Paulo - Representantes de centrais sindicais, sindicatos, federações, movimentos sociais e lideranças políticas participaram, na noite desta quinta 4, da festa de posse da Diretoria da Fenae para o triênio 2017/2020, na sede da Apcef/DF, em Brasília. Em seus discursos, dirigentes de entidades destacaram a importância da Federação na luta em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos seus empregados.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, reafirmou o compromisso da nova Diretoria de manter a atuação política, sem abrir mão dos projetos de esporte, cultura, lazer e educação voltados para o bem-estar dos associados às Apcefs. “Temos um grande desafio pela frente. Garantir os direitos dos trabalhadores e intensificar a luta por um país melhor e mais justo. Queremos uma Caixa cada vez mais forte e estratégica para o desenvolvimento do Brasil”, disse. Jair Ferreira agradeceu o apoio das entidades parceiras nesses e outros temas.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Roberto von der Osten, alertou que os bancos públicos estão ameaçados de sucateamento ou privatização. “A Fenae tem um papel importante na nossa luta contra as tentativas de desmonte. Nenhum Direito a Menos. Só a luta nos garante”, conclamou. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi representada pela presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.  “Estamos vivendo um momento difícil no país, em que é preciso lutar para manter direitos. Precisamos unir cada vez mais o Brasil para enfrentar os ataques contra os bancos públicos e nosso patrimônio”, enfatizou ela.

Segundo o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Emanuel Souza, a nova Diretoria da Fenae reúne as principais forças políticas do movimento dos empregados da Caixa. Para ele, essa unidade será fundamental na defesa da instituição. “Nós construímos essa empresa e não vamos deixar ninguém destruir. Todos fortes na luta”, garantiu. Rita Lima, diretora de Relações do Trabalho da Federação e representante da Intersindical, reforçou: “Precisamos enfrentar as reformas desse governo golpista. Não aceitaremos a retirada de direitos e retrocesso político”.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que é empregada da Caixa, lembrou a história de compromisso da Fenae com os empregados do banco e a parceria com as entidades do movimento sindical, construída nas lutas dos trabalhadores. A Fenae foi conquistada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Caixa. Conseguimos incorporá-la como instrumento de luta dos empregados. Nós precisamos da Fenae”, discursou.

A festa de posse da diretoria da Fenae reuniu cerca de 400 pessoas. O evento contou com participação dos presidentes de todas as 27 Apcefs, representantes da Caixa e da Funcef, e lideranças de diversas outras entidades associativas e sindicais.

seja socio