Pular para o conteúdo principal
Chapéu
São Paulo

Organizações criticam Doria por desmonte do Ruas Abertas

Linha fina
"O fechamento de ruas para veículos é uma importante ferramenta para mudar a maneira como os cidadãos se relacionam com a cidade", defendem as entidades
Imagem Destaque
Foto: Heloisa Ballarini / Secom PMSP

São Paulo – Um grupo de organizações que atuam em prol dos direitos de mobilidade de ciclistas e pedestres na capital paulista divulgou um documento manifestando preocupação com o que consideram ser um desmonte praticado pela gestão do prefeito João Doria (PSDB) do programa Ruas Abertas, que liberou 28 vias em vários bairros para o lazer da população, criado na gestão de Fernando Haddad (PT). “É com muita preocupação e um sinal de alerta que recebemos a denúncia sobre o desmonte do programa”, escreveram as organizações. Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, pelo menos cinco ruas que faziam parte do programa não têm mais sido liberadas à população.

O documento, de acorco com matéria publicada pela Rede Brasil Atual, é assinado por organizações como SampaPé, Cidade Ativa, Minha Sampa, Ciclocidade, Greenpeace e Bike Anjo. As entidades destacam que o programa Ruas Abertas recebeu vários prêmios, como o concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e reivindicam que a atual gestão não faça alterações na proposta sem dialogar com a população. Desde junho do ano passado, existe na prefeitura um Comitê de Fortalecimento e Acompanhamento do Programa Ruas Abertas, onde deveriam ser discutidas alterações e medidas relativas à proposta.

“O fechamento de ruas para veículos é uma importante ferramenta para mudar a maneira como os cidadãos se relacionam com a cidade e vislumbrar novas formas de apropriação dos espaços públicos, e tem sido aplicada em diversas cidades do Brasil e do mundo como Rio de Janeiro, Bogotá, São Francisco, Cidade do México, Paris, entre outras”, argumentam as organizações.

O Ruas Abertas foi tornado Lei Municipal no final do ano passado, por Haddad. “O programa foi um desdobramento da abertura da Avenida Paulista aos domingos. A Paulista Aberta, por sua vez, tornou-se realidade após intensa pressão da sociedade civil por mais de um ano, para mostrar que era possível transformar vias de trânsito em espaços de lazer para as pessoas, mesmo que temporariamente”, relatam as organizações.  

Em nota, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, informou que o Programa Ruas Abertas será mantido e ampliado. "Por determinação do prefeito João Doria, a secretaria e a CET vão buscar patrocínios que permitam melhorar o programa, que restringe a circulação de veículos aos domingos e feriados, em vias previamente determinadas, para o uso recreativo, esportivo e cultural. Todas as vias do programa foram abertas para pedestres e ciclistas neste final de semana".

seja socio