Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Direitos

Sindicato cobra Caixa sobre trabalho aos sábados

Linha fina
Banco abrirá 2.100 agências no fim de semana para saques do FGTS; entidade enviará ofícios às SRs cobrando compromissos assumidos em audiência no MPT como, por exemplo, pagamento de hora-extra com adicional de 100%
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Em nova fase de saques de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) – que contemplará nascidos em junho, julho e agosto – a Caixa informou que as agências vão abrir duas horas antes na sexta 12, segunda 15 e terça 16. No sábado 14, serão 2.100 unidades abertas, das 9h às 15h, para atender à demanda de saques do fundo. O Sindicato cobra que o banco honre os compromissos assumidos com a representação dos trabalhadores em audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Ao contrário dos compromissos firmados em audiência, a Caixa não está cumprindo nem o pagamento de horas extras com adicional de 100% para empregados convocados para trabalhar aos sábados. Também não está disponibilizando aos sindicatos, com antecedência de cinco dias, a listagem de agências que abrirão e a relação de bancários envolvidos, fundamentais para que as entidades representativas fiscalizem adequadamente este trabalho”, critica o dirigente sindical e empregado da Caixa Renato Perez.  

O adicional de 100% sobre a hora extra trabalhada aos finais de semana está assegurado na cláusula 9 do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que classifica sábados, domingos e feriados como repouso semanal remunerado.

“O Sindicato vai enviar ofícios para todas as superintendências regionais alocadas na base da entidade reforçando que o banco deve pagar horas-extras com adicional de 100% aos sábados; fornecer a listagem de agências e bancários convocados, assim como pagar vales refeição e transporte aos empregados. Todos esses pontos foram acertados na audiência e devem ser rigorosamente respeitados pela Caixa”, conclui Perez.

seja socio