Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cadê a responsabilidade?

Sobrecarga e demissões no Santander

Linha fina
Ondas de cortes na Casa 3 e Torre exemplificam quadro geral da instituição no Brasil; Sindicato reivindica realocação dos trabalhadores e fim da extinção de postos de trabalho
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais

São Paulo – Mesmo com lucro líquido gerencial de R$ 2,280 bilhões no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 37,3% em doze meses e 14,7% no trimestre, o Santander segue demitindo trabalhadores em todas as áreas de atuação no Brasil, o que não afeta apenas os bancários dispensados, mas também os que permanecem na instituição, cada vez mais sobrecarregados. Exemplo desse modelo perverso de gestão é a situação dos funcionários alocados no Casa 3 e Torre Santander, concentrações do banco espanhol localizadas na capital paulista.

Casa 3 – No Casa 3, apenas no dia 22 foram demitidos 23 bancários da Isban, empresa subsidiária do Santander que desenvolve softwares para a instituição.

“Esta foi a terceira onda de demissões na Isban. Na primeira, o banco demitiu superintendentes e declarou que os cortes parariam por aí. Não pararam e na segunda onda foram gerentes executivos. Mais uma vez o banco afirmou que não haveria mais cortes. Agora, de novo, o Santander não honra com sua palavra e dispensa 23 bancários, entre gerentes e analistas”, critica o dirigente do Sindicato e funcionário do Santander Cássio Murakami.

Segundo o dirigente, a justificativa é a intenção do Santander de reestruturar a Isban, incorporando a subsidiária às áreas internas do banco.

Torre – De acordo com o também dirigente e funcionário do Santander Welington Prado, na quinta-feira 18 onze trabalhadores foram dispensados no SAT (Serviços Administrativos e Técnicos), área alocada na Torre Santander que atende alguns superintendentes e diretores do banco.

“Trabalhadores foram demitidos, sem chance de realocação em outras áreas, causando indignação e repúdio aos que permaneceram no banco, assim como o aumento da sobrecarga de trabalho na área, um dos principais fatores que levam bancários ao adoecimento”, critica o dirigente sindical.

"Em reunião, na segunda-feira 22, o banco se justificou sob uma alegada necessidade de ajustes e reestruturações. Porém, a representação dos bancários conseguiu do Santander o compromisso de que não acontecerão mais demissões injustificadas no SAT. Nada justifica os cortes diante dos resultados do banco no país", acrescenta. 

Cobrança – A diretora executiva do Sindicato e coordenadora da COE/Santander (Comissão de Organização dos Empregados do Santander), Maria Rosani, enfatiza que o Sindicato reinvidica que o banco, ao invés de demitir, realoque trabalhadores em áreas que possuem carência de funcionários.

“O Sindicato reinvidica que os trabalhadores não sejam demitidos e sim realocados, como acontece na matriz da Espanha. O Santander banco que tem no Brasil a sua maior fonte de lucro em todo mundo [26%] e que somente com tarifas cobre em 123% as suas despesas com pessoal deveria ter responsabilidade social como concessão pública e não colaborar para o já elevado índice de desemprego no país. Além disso, cabe lembrar que há cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que trata de requalificação e realocação de funcionários, justamente para evitar as demissões”, diz a diretora executiva do Sindicato.

“Os funcionários do Santander mais do que nunca precisam estar mobilizados, junto com o Sindicato, na defesa dos seus empregos e direitos. Caso seja aprovada a reforma trabalhista proposta por Temer, alinhado com os interesses dos banqueiros, os cortes que hoje o banco promove serão apenas o começo de uma ampla reestruturação visando a redução de custos por meio do ataque a folha salarial”, conclui Rosani.

> Se você não é associado, não perca tempo, sindicalize-se já!

Reaja – O Sindicato convoca os trabalhadores a protestar contra as reformas, tanto a trabalhista como a da Previdência, assim como em defesa dos bancos públicos. Além de participar das mobilizações promovidas pelo movimento sindical, os bancários podem enviar mensagens aos deputados e senadores protestando contra a retirada de direitos. Confira também os que já votaram contra os trabalhadores e nunca mais vote neles!

seja socio