Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ocupar é um Direito

CineB na luta contra a criminalização dos movimentos por moradia

Linha fina
Em sessão de ‘Era o Hotel Cambridge’, na UniSantana, Carmen Silva, líder do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC), debateu com universitários realidade das ocupações no centro de São Paulo
Imagem Destaque
Divulgação/CineB

O direito à moradia, por meio da exibição do filme Era O Hotel Cambridge, da diretora Eliane Caffé, é o destaque do mês no CineB.

Na última das sessões, na quarta-feira 16, estudantes da UniSant’Anna de vários cursos debateram as ocupações no centro de São Paulo com Carmen Silva, líder do Movimento dos Sem Teto do Centro (MSTC) e uma das protagonistas do longa-metragem.

Alvo recente de tentativas de criminalização pela grande mídia, Carmen contou para a plateia, que lotou o auditório da universidade, sua trajetória de vida e de luta. Foi ela a liderança que organizou a ocupação no antigo hotel da Avenida 9 de Julho, abandonado desde os anos 1980, e que atualmente passa por um processo de reforma para virar moradia. “Foi uma vitória daqueles que lutam”, ressaltou.

Carmen lembrou, ainda, que existem mais de 700 mil imóveis desocupados na cidade de São Paulo e cerca de 600 mil pessoas sem moradia: “Tem mais casa sem gente do que gente sem casa”.

A liderança do MTST ainda negou que haja “extorsão” dos associados na ocupação, como alguns detratores da imprensa comercial dão a entender. “Não respondo por práticas de outros movimentos, mas lá no Cambridge todos pagam uma taxa mensal porque constituímos uma associação que precisa de contador, advogado. Pagamos impostos. É como em um condomínio, em que todos pagam para fazer melhorias na ocupação. Mas tudo é controlado coletivamente”, explica.

Sessão na FIAM/FAAM

A próxima sessão do CineB, na quinta-feira 24, às 9h, ocorre no auditório do campus Morumbi da Fiam/Faam (Avenida Morumbi, 501), zona sul de São Paulo, para os alunos de Comunicação.

Quem não for aluno da universidade, contudo, também pode participar. Basta fazer a reserva pelo [email protected], enviando nome, e-mail e telefone de contato.

“Além da UniSant’Anna e da Fiam, iremos levar esse debate para mais três universidades até o final do ano”, ressalta Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB.

O projeto 

O CineB é uma parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções, que promove o acesso ao cinema nacional para a população de bairros periféricos da Grande São Paulo.

Desde 2007, o projeto já chegou a um público superior a 60 mil espectadores em mais de 480 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil.

Já foram exibidos na tela do CineB mais de 116 longas metragens e 73 curtas metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio